Palanquinhas na história do desporto Nacional

Por: Ivanine Silva

Os Palanquinhas, denominação oficial da Selecção angolana de futebol em Sub-17, entraram para a história do desporto nacional, ao qualificarem-se para a fase a eliminar do mundial desta categoria que decorre desde o dia 26 do mês em curso, no Brasil.

Com duas victórias nos dois primeiros jogos e com 6 pontos somados, a Selecção de Sub-17 tornou-se na primeira equipa nacional de Angola a conseguir duas victórias a fase de grupos de um Mundial de Futebol, juntando todas as categorias da prova organizada pela FIFA e igualou a selecção de Sub-20 ao passar a fase de grupos.

Em 2001, Angola esteve pela primeira vez num Mundial de futebol, com a Selecção de Sub-20, orientada por Luís Oliveira Gonçalves, a equipa formada por nomes como Akwá, Gilberto, Mantorras, Lamá e vários outros que marcaram época no desporto nacional, tingiram os oitavos de final mas, caíram aos pés da Holanda naquela fase.

Cinco anos mais tarde, em 2006, a Selecção principal (sénior) de Angola, chegava também ao Mundial de Futebol da FIFA, também comandada por Oliveira Gonçalves, os Palancas Negras ficaram-se pela fase de grupos no Mundial da Alemanha, com dois empates e uma derota.

Desta vez, os Sub-17 comandados por Pedro Gonçalves e liderados dentro das quatro linhas por Zito Luvumbo e Capita, escreveram os seus nomes na história do desporto nacional, na primeira participação de uma selecção Sub-17 num Mundial de futebol, com a passagem aos oitavos de final do mundial.

A Selecção angolana de Sub-17, vai tentar fazer o pleno de victórias, quando defrontarem o anfitrião Brasil, para a última jornada do grupo A, que para além destas duas tem também o Canadá e a Nova Zelândia.

2019AngolaHistóriaMundial Sub-17Palanquinhas