País ganha centro tecnológico “Digital.AO”

Por: Ivanine Silva

Foi inaugurado hoje, pelo Presidente da República, João Lourenço, o centro tecnológico “Digital.AO”, uma incubadora de Startups, que cria novas oportunidades de formação e de trabalho para a juventude.

Em declarações à imprensa, João Lourenço, salientou que o espaço vai ajudar os jovens angolanos a serem absorvidos pelo mercado de trabalho, mas também a desenvolverem os seus próprios negócios e apelou à juventude ao bom uso das tecnologias de informação.

O edifício localizado no distrito urbano do Rangel, em Luanda, tem três pisos, com seis salas de ‘startups’ com capacidade para albergar cerca de 25 empreendedores, 12 espaços multifuncionais para ‘co-working’, sala de reunião, videoconferência, formação, capacitação e treinamento de certificação internacional.

Manuel Homem, Ministro das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social, sublinhou que o Digital.AO tem como objetivo facilitar a transformação de ideias inovadoras de jovens angolanos em negócios concretos e sustentáveis.

A infraestrutura comporta igualmente um auditório, um laboratório para capacitação em eletrónica, analógica, digital e robótica, além de outros serviços digitais, dos quais se destaca o registo de domínios ponto “AO”, a fábrica de software, a hospedagem de páginas web e correio de e-mail corporativo, incubadora, mentoria e acompanhamento de ‘startups’.

Os utentes daquela infraestrutura poderão igualmente usufruir de formação na área do desenho e instalação de redes de computadores, da configuração e instalação de centrais telefónicas, de capacitação para o desenvolvimento e produção de conteúdos multimédia, de design gráfico, marketing digital e gestão de redes sociais e terão certificação digital internacional.

Orçado em cerca de 1,3 mil milhões de kwanzas, a infraestrutura teve as suas obras iniciadas em 2016, chegando a ser paralisada por razões financeiras e retomadas em 2019, com recursos próprios do setor e do tesouro público.

CentroDigital.AOinauguraçãoIncubadoraJoão LourençoPresidente da repúblicastartupsTecnológico