OGE: Empresas públicas recapitalizadas com mais de 310 mil milhões de Kwanzas

As empresas públicas no país vão ser recapitalizadas em 2026, com mais de 310 mil milhões de Kwanzas, com vista a garantir a robustez financeira.

A medida consta da proposta do Orçamento Geral do Estado (OGE) 2026, que já está na Assembleia Nacional para discussão e aprovação, e prevê ainda a criação de uma linha de financiamento para estimular o sector produtivo nacional.

A ministra das Finanças, Vera Daves de Sousa, explicou que é uma linha de negociação, que deve terminar agora no final do ano de 2025 e será desembolsado através do Bnanco de Desenvolvimento Agrário (BDA) para as empresas do sector produtivo.

Segundo a governante, a partir do próximo ano, as recapitalizações já estarão disponíveis no Banco de Desenvolvimento Agrário para as empresas do sector produtivo.

A proposta do OGE para 2026 fixa o preço médio do barril de petróleo em 61 dólares e a produção em um milhão e 50 mil barris/dia, com as receitas e despesas públicas avaliadas em cerca de 33,2 biliões de kwanzas.