O angolano brilha mais lá do que na Selecção Nacional

Notícias de Angola – É sem sombra de dúvidas que devemos pensar mais no valor dos nossos jogadores que fazem de tudo para saber representar o país na diáspora.

Por: Notícias de Angola

Nos últimos dias, abriu-se mais uma janela de uma das nossas casas abandonadas no Brasil, sim claro! Refiro-me a ele, o atleta que tem se tornado o herói do Botafogo sem chance na selecção principal de futebol, a famosa equipa dos “Palancas Negras”. Pense comigo!

Mas o que se está a passar? Também não sei.

O “brasileirão” é um dos campeonatos de futebol mais difíceis do mundo, onde descobrem-se as principais estrelas da selecção brasileira de futebol. Entre as partidas destaca-se um angolano, trata-se de Bastos Quissanga, um central que tem sabido representar os angolanos pelo futebol e quiçá, contribuiu para a emancipação do turismo no nosso país.

Por outro lado, abre-se um horizonte para a Federação Angolana de Futebol (FAF), saber tirar proveito desta estrela angolana que tem feito sucesso no futebol brasileiro.

Recentemente em uma entrevista no Brasil, o também conhecido como “Pitbull” do Botafogo, mostrou interesse em representar a seleção nacional e dar o seu contributo.

Na madrugada deste Domingo (31 de Julho), o atleta foi decisivo ao apontar um golo numa disputa de cabeça.

Bastos Quissanga é actualmente uma figura comparada ao treinador português Jorge Jesus que ganhou o tratamento de “mister”. E, o angolano como está a ser tratado?

Na imprensa brasileira, recentemente em uma entrevista na Globo Esport, o craque angolano fez saber que o clube brasileiro é aonde teve a fácil adaptação comparativamente a outros que já representou.

O nome “Pitibull” soa em quase todas as bancadas e cantos do futebol brasileiro, na minha opinião trata-se da melhor época de um angolano a brilhar fora da sua casa, carregar o nome de Angola nas costas como se fosse o país do primeiro mundo.


Mesmo ausente dos “Palancas Negras”, o zagueiro disse sentir vontade de voltar a brilhar com a camisola angolana, conforme relatou em entrevista ao jornalista brasileiro.

Nesta segunda-feira (26 de Agosto), o comentarista angolano, Carlos Pacavira, revelou no programa “Prolongamento” da TV Zimbo que o regresso de Bastos Quissanga aos Palancas Negras é dado como certo.

“Bastos já tem o bilhete comprado, e com um fã clube organizado para ir lhe buscar no aeroporto”, garantiu.

Por seu turno, o treinador português do Botafogo, Artur Jorge, garantiu a convocatória de Bastos para o duplo compromisso para os jogos de qualificação para o Campeonato Africano das Nações (CAN´2025), a realizar-se no Reino de Marrocos.

O técnico afirmou que o defesa central virá no dia 2 de Setembro, tendo dito que nesse momento, a selecção angolana tem Bastos, Gelson Dala e mais outros nove.

De 32 anos de idade, Bartolomeu Jacinto Quissanga, conquistou vários títulos entre os quais duas Taças de Angola e uma Supertaça (Petro de Luanda), duas Supertaças e uma Taça de Itália (Lázio), um Campeonato Saudita da 2.ª Divisão (Al-Ahli) e uma Taça Rio de Janeiro (Botafogo).

Formado no ASA, teve passagens pelo Petro de Luanda (2010–2013), Rostov da Rússia (2013–2016 e 2021–2022), Lázio de Itália 2016–2020), Al Ain (2020–2021) e  Al-Ahli (2022–2023).

Representou a selecção nacional de Angola em duas edições do Campeonato Africano das Nações (CAN), África do Sul´2013 e Egipto´2019.

Em 2020, integrou a lista dos melhores jogadores africanos.

Africano das Naçõesangolano brilha mais láArtur JorgeBastos QuissangaBotafogoBrasilBrasileirãoelecção NacionalFAFFederação Angolana de FutebolGlobo EsportTv Zimbo