Por: Ivanine Silva
Decorreu nesta quinta-feira (17), a 5ª edição do festival anual de fado, denominado “Caixa Fado”, que juntou mais uma vez em palco, artistas angolanos e portugueses, em noite de tributo ao centenário de Amália Rodrigues.
Tem sido tradição desde 2015, a noite de fado em Angola no mês de Outubro, onde ano após ano cantores angolanos e portugueses partilham o mesmo palco cantando este estilo, eternizado por Amália Rodrgues, que fez deste um Património Imaterial da Humanidade.
Nesta 5ª edição apresentaram-se os cantores: Mel, Patírcia Faria, Lina, Tânia Oleiro, Pérola, Cidália Moreira, Paulo Flores e Marco Rodrigues, que entre outros temas, brindaram os presentes no evento com canções da grande Amália Rodrigues.
Cantando Amália Rodrigues em vários duetos entre si, os cantores levaram o público presente a vibração, contagiando-os com o seu talento e irreverência.
Segundo Ana Seabra, Directora de Comunicação e Marketing do Banco Caixa Angola, esta foi ua edição muito especial porque comemora-se o centenário de Amália Ridrigues e os 20 anos da sua morte e pela sua capacidade de fazer do Fado um patrmónio imaterial da Humanidade.
“Não há quem queira parar de cantar o Fado em Outubro, em Luanda”, revelou.
Na edição deste ano, tal como nas passadas marcaram presença artistas de estilo diferentes, que foram desafiados a apresentar um espectáculo único e inovador, em que interpretaram êxitos de Amália Rodrigues e alguns pessoais, cantados em duetos entre todos os artistas presentes.
Marcaram presença na edição do ano passado os cantores, C4 Pedro, Afrikkanitha e Ana Bela Aya, Carminho, Paulo Bragança, Paulo de Carvalho e Marco Rodrigues.
Esta foi a 5ª edição do Festival Caixa Fado, que começou a ser realizado em 2015, e reúne anualmente músicos angolanos e portugueses, numa organização do Banco Caixa Angola.