Nadir Tati enaltece identidade cultural

Por: Victória Pinto

Para saudar a semana da cultura nacional, a estilista angolana, Nadir Tati, usou a sua conta no instragram para falar da importância do uso dos famosos turbantes como identidade cultural ou religiosa.

A estilista referiu que hoje o turbante faz parte da história da moda africana e chega a ser um ponto central nos seus desfiles, pois passa uma mensagem de liberdade, imposição da cultura africana, política e de empoderamento.

“Sendo um símbolo de identificação cultural, religiosa e social, o turbante até hoje é usado por homens e mulheres e podemos afirmar que faz parte da nossa história”.

https://www.instagram.com/p/B7FyBokJKIU/?igshid=bmbg3z8df1vy&fbclid=IwAR3-aW3zHZcrZ-oOKeeaflm9mgq0P4zC5wH80mHBY7LMyeBCMz229CYFnzc
Conta oficial de Nadir Tati

Nadir ressaltou que trata-se de um acessório prático e rápido, que combina com panos ou lenços lisos, roupas estampadas ou vice-versa.

Nadir Tati, é a principal referência quando se fala de moda contemporânea, em Angola. Formada em Criminologia, consultora de imagem, Desenho de Moda, trabalhou vários anos como manequim, uma profissão que lhe despertou a paixão pelas artes e pelofascinante mundo da moda, em especial a moda africana.

Ganhou o prémio de Melhor Criadora de Angola, durante quatro anos (2010,2011,2012  e 2014), foi nomeada a diva da Moda em 2011 e 2012, Diva do momento em 2012. Em 2013 lhe foi atribuído o Prémios Sirius, é a primeira estilista angolana e africana a vestir uma atriz de cinema para os Óscares em Hollywood com Rachel Mwanza da República do Congo.

culturalenalteceidentidadeNadir Tati