“Mufete com todos” vence 1ª edição do concurso Chef MEGA

Por: Ivanie Silva

O prato Mufete Com Todos, de Josemar Calengues, foi o preferido do corpo de jurados e conquistou o concurso Chef MEGA Jovem Cozinheiro do Ano”, numa final que colocou frente a frente os 10 melhores estudantes candidatos que competiram ao prémio de melhor cozinheiro do ano 2019, na Escola de Hotelaria e Restauração – EHR, em Luanda.

A grade final do concurso colocou aos concorrentes o desafio de confeccionarem pratos típicos angolanos com a liberdade misturarem diversos ingredientes, que foram avaliados pelo corpo de jurados, composto por chefes de cozinha e por figuras conhecidas do público angolano.

Josemar Calengue, de 22 anos de idade, grande vencedor, foi premiado com um prémio em dinheiro, um vale de compras Mega, um estágio remunerado e foi surpreendido com propostas de trabalho vindas de representantes de unidades de hotelaria e restauração como: Espaço Luanda, Club S e Epic Sana, depois

O jovem cozinheiro e pasteleiro dedicou a conquista aos seus formadores e colegas, que segundo o mesmo, apoiaram-no muito ao longo da sua formação e revelou que, “O segredo para essa conquista fo primeiramente a preparação mental, em seguida de conta que poderia chegar onde cheguei hoje”.

Além dos prémios já referidos acima, o jovem cozinheiro do Ano, terá um contrato com o Mega Cash & Carry para a criação de receitas, teste e demonstração de produtos da marca Chef Mega, concebida para responder às necessidades e exigências dos profissionais da hotelaria e restauração.

Segundo Luís Gaspar, representante do MEGA, avaliou e de forma positiva o concurso e declarou  que nesse momento já está a ser preparada a edição de 2020.

Ficaram em segundo lugar Bernardo Nsumbo, que cozinhou uma “Lasanha a angolana” e em terceiro lugar Belsoi Faleiro, que cozinhou um “Bacalhau com muamba de dendê”, e tal como o vencedor foram premiados com um valor monetário, vale de compras Mega, um estágio remunerado e eventual contrato com parceiros do Mega.

O Concurso Chef Mega – Jovem Cozinheiro do Ano é uma iniciativa resultante da parceria entre a Escola de Hotelaria e Restauração – EHR, a única instituição pública que forma profissionais do sector, e o Mega Cash & Carry,um dos maiores distribuidores de alimentos do país, que contou com a participação de mais de 50 jovens que competiram por cerca de nove meses.

1ª EdiçãoChef MegaJosemar CalengueMufetevence