Moçambique: Frelimo vence eleições autárquicas em 44 dos 53 municípios

Os resultados oficiais provisórios das autárquicas dão vitória ao partido no poder, FRELIMO, seguido do maior partido da oposição, RENAMO, e da terceira força política, MDM. RENAMO ameaça romper com negociações de paz.

Quando falta divulgar os resultados oficiais das eleições autárquicas 10 de outubro em apenas um município, a vila de Malema, a Frente de Libertação de Moçambique (FRELIMO) venceu em 44 locais, a Resistência Nacional Moçambicana (RENAMO) em sete e o Movimento Democrático de Moçambique (MDM) em apenas um.

Em relação às autárquicas de 2013, em que a RENAMO não participou, o número de municípios em que a FRELIMO venceu baixou de 49 para 44.

A RENAMO está em posição de ganhar em Malema, que está fora do prazo legal para publicar resultados, lê-se no Boletim sobre o Processo Político em Moçambique – Eleições Autárquicas, do Centro de Integridade Pública (CIP).

A oposição mantém duas das três principais cidades do país, nomeadamente Beira, com o MDM, e Nampula, com a RENAMO, enquanto a FRELIMO continua com a capital, Maputo.

FRELIMOMoçambiquevence eleições autárquicas