Minsa esclarece dúvidas em torno do Coronavirus

Por: Ivanine Silva

Um vídeo institucional, produzido pelo Ministério da Saúde de Angola, em que a Ministra da Saúde, Silvia Lutucuta, é a principal figura, esclarece todas as dúvidas em torno do Coronavirus.

No vídeo, são descritos todos os esclarecimentos fundamentais em torno deste surto, que ataca essencialmente o sistema respiratório, desde os seus sintomas precauções a tomar, sintomas e como agir em caso suspeita.

Descrita como uma doença altamente contagiosa, o coronavirus, é semelhante a uma gripe normal, que apresenta outros sinais.

Seguro o vídeo, a doença tem como principais sintomas a tosse, febre alta e dificuldades respiratórias, cujo contágio surge pelo contacto próximo com pessoas ou utensílios infectados, através do contágio por tosse e espirros.

Através do mesmo vídeo, é recomendado que em caso de suspeita, ligue-se imediatamente aos serviços de emergência (111), que lave-se as mãos regularmente com água e sabão ou desenfecte-se as mãos com álcool etílico e gel.

Por outro lado, recomenda-se que ao tossir deve-se sempre usar lenços de papel, que se evite e aglomerados de pessoas e outro aspecto muito importante, que não se partilhe pratos, copos e talheres.

Por fim, é recomendado que se procure sempre a unidade de saúde mais próximo e o contacto com animais domésticos e selvagens.

O coronavirus, é uma doença transmissível, que afecta o sistema respiratório humano, originária da China, país em que já vitimou mortalmente, quase duas centenas de pessoas.


CoronavírusDúvidasMINSAsobre