Notícias de Angola – A ministra do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação, Maria do Rosário Bragança, defendeu esta sexta-feira, em Luanda, a necessidade de se efectuar aposta na dignificação da profissão docente, com condições de trabalho dignas, remuneração adequada, com vista a excelência no ensino.
Ao discursar na abertura do Conselho Nacional do Ensino Superior (CNES), que serviu de lançamento solene do Projecto de Desenvolvimento do Ensino Superior, Ciência Tecnologia e Inovação (TEST – na sigla em inglês), disse que a educação de excelência depende, em grande medida, da qualidade dos professores.
Referiu que o investimento na formação e valorização dos professores é investir diretamente no futuro de Angola, porque o desenvolvimento profissional contínuo do nosso corpo docente é fundamental para garantir que os professores estejam dotados das mais recentes competências e conhecimentos pedagógicos.
Recordou a aprovação da melhoria da condição remuneratória dos nossos docentes do ensino superior e dos investigadores científicos, com a atribuição de um suplemento remuneratório que é 100% a remuneração de base, aprovada, recentemente, pelo Presidente da República.
Neste âmbito, defendeu a necessidade de fazer com que a carreira docente seja muito atractiva e cada vez mais capazes de reter e manter motivados os melhores profissionais.
Todavia, continuou, é preciso focar o investimento na melhor formação dos professores de todos os níveis de ensino, mas também na oferta de cursos com maior relevância para o desenvolvimento que necessário para o país e que promovam competências nas áreas das Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática, bem como para o empreendedorismo.