Ministra da Saúde reinaugura Centro de Reabilitação Física do Bié

No passado dia 02 de Agosto, a ministra da saúde Sílvia Lutucuta, reinaugurou o Centro de Reabilitação Física da província do Bié.



Centro de Reabilitação Física da província do Bié

A moda africana e em especial angolana a ministra da saúde foi recebida com cânticos e ao som do batuque. Antes da cerimónia prestou-se um minuto de silêncio em memória aos que tombaram em nome da Pátria.

Sílvia Lutucuta, no seu discurso começou por saudar o Sr. Governador da
província, Pereira Alfredo, o Vice-Governador para Área Social, o Sr.
Administrador do Município do Kuito, o Director Provincial da Saúde, sem
esquecer os membros do Centro, corpo técnico e os convidados “Em nome do Ministério da Saúde, começo por expressar a minha profunda satisfação por estar aqui para presidir a cerimónia que marca a reinauguração deste Centro de Reabilitação Física do Bié”, afirmou.


De seguida fez o corte da fita e foi-lhe posta a assistir um vídeo que apresentava as diferentes fases a que a obra teve sujeita, culminando com uma visita ao Centro.

A ministra, falou da importância que o CRF do Bié, representa para algumas
províncias vizinhas, “para o Executivo Angolano, este centro é de extrema
importância considerando a sua localização geográfica central o que faz com o mesmo sirva de referência para as províncias do Cunene, Lundas Norte e Sul, Malange e Cuando Cubango para os pacientes com lesões do aparelho neuro-locomotor com vista a sua reinserção socio-laboral e melhoria do seu bem-estar. É, deste modo, uma unidade importante de uma rede constituída no país por 11 centros, dos quais 9 regionais, um da província de Luanda e 1 de âmbito nacional”, referenciou.

Na procura de melhoria do ambiente laboral e soluções de manutenção e promoção de saúde dos utentes, O Portal Notícia de Angola, conseguiu constatar que o Ministério da Saúde elaborou um projecto de reabilitação e modernização dos Centros de Reabilitação Física, com propósito de melhorar o ambiente laboral, dar soluções de manutenção e promoção de saúde dos utentes, adiado por muitos anos, por insuficiência de recursos financeiros.

“As condições ora criadas, neste centro correspondem aos padrões internacionais para este tipo de serviço e proporcionarão um ambiente laboral e de atendimento humanizado aos utentes e com um maior conforto e permitirão ainda aumentar significativamente a produtividade mensal de 23 próteses reparadas, 25 órteses fabricadas, 30 órteses reparadas, 10 muletas montadas, 10 cadeiras de rodas reparadas para praticamente o dobro de cada uma destas actividades. O mesmo também acontecerá com as sessões de fisioterapia e mecanoterapia”, afirmou.

A titular do Ministério da Saúde, deixou recado a Direção de Centro, aos
profissionais e utentes em geral para que cuidem da melhor maneira os
equipamentos instalados. A ela também lhe coube a responsabilidade de abrir pela primeira vez a porta do novo Centro reabilitado.

Por sua vez Óscar Jamba António Laurindo, responsável do Centro, recém
reinaugurado, frisou que as lesões musculares, os acidentes celebrais, a paralisia facial, as dores lombares e tantas outras, têm sido os casos que os utentes mais apresentam.

Depois uma longa jornada de trabalho na província do Huambo, visita ao Centro de Medicina e Reabilitação Física Dr. António Agostinho Neto, na província do Bié, a abertura da Campanha de Vacinação Contra a Pólio, no município do Chitembo, visita ao Hospital do Chitembo, reinaguração do CRF do Bié, e finalmente a reunião no Governo Provincial do Bié, com a delegação do MINSA e o GP Bié terminou assim a jornada laboral da Ministra Sílvia Lutucuta e o Governador do Bié Pereira Alfredo.

Texto e Fotos: Nambi Wanderley

BiéCentro de Reabilitação FísicaMinistra da saúdeReinauguraSilvia Lutucuta