Ministra da Saúde defende capacitação contínua dos profissionais do sector

A ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta, defendeu, nesta terça-feira (20), em Mbanza Kongo, província do Zaire, a contínua capacitação dos profissionais da Saúde é essencial, por concorrer na humanização dos serviços prestados à população e na melhoria dos aspectos assistenciais, segundo noticiou a Angop.

Em declarações à imprensa, no final da sua visita de trabalho de 48 horas à região, a governante sublinhou que a capacitação contínua dos técnicos de saúde permite também a assunção de boas práticas e a uniformização das metodologias de abordagem dos pacientes.

Segundo disse, um médico tem de saber diferenciar a situação de cada paciente, abordá-la convenientemente e dar a devida solução, ressaltando existir bons profissionais, dedicados à causa, mas também aqueles que detém dificuldades derivadas de eventuais falhas na sua formação.

Em jeito de balanço da sua visita ao Zaire, a governante reconheceu que apesar de alguns desafios de ordem financeira, infra-estruturas, recursos humanos e de escassez de medicamentos que o sector enfrenta, encontrou pessoas comprometidas e dedicadas à causa da saúde pública nesta região.

A ministra Sílvia Lutucuta cumpriu uma intensa jornada de trabalho em Mbanza Kongo, no segundo e último dia da sua estadia no Zaire, tendo constatado o funcionamento de diversas secções dos hospitais provincial e municipal e deixado Kits de medicamentos essenciais para suprir algumas dificuldades.

 

capacitaçãocontinuada Saúdedefendedo sectordos profissionaisMinistra