Ministra da saúde apela a humanização no sector

A ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta, lembrou, nesta quinta-feira (25), em Luanda, que um médico deve colocar, diariamente, na sua agenda, o espírito de humanização, com vista a melhorar o seu comportamento.

A governante fez essa consideração quando discursava na sessão de abertura do XII Congresso Internacional dos Médicos em Angola, que decorre na capital do país, de 25 a 26 deste mês, sob o lema “Os médicos e a criação de um ambiente favorável para a saúde”, em representação do ministro do Estado e Desenvolvimento Económico e Social.

Adiantou ser obrigação do médico, preservar a vida humana e colocar os conhecimentos científicos e a tecnologia de saúde, com lealdade ao serviço do doente.

“Prestar assistência de urgência a um doente em estado grave é um dever humanitário” , afirmou a ministra Silvia Lutucuta, para quem “o médico não deve permitir que a ganância ou o lucro influencie no seu exercício livre e independente do seu juízo”.

Numa mensagem, durante o acto, a responsável apelou aos gestores dos hospitais a exercerem as suas tarefas com rigor, tendo enaltecido o desempenho da classe médica quanto ao atendimento da população.

Estiveram presentes no acto, representantes do corpo diplomático acreditado em Angola, autoridades eclesiásticas, médicos e convidados, que visitaram também a Feira Hospitalar.

a humanizaçãoapelada SaúdeMinistrano sector