Os Ministério da Comunicação Social e da Saúde vão promover uma campanha da promoção de marketing de prevenção da malária em 2018, anunciou na província e do Huambo, o secretário de Estado da Comunicação Social, Celso Malavoloneke.
Em declarações à imprensa, no final de uma visita da ministra da Saúde, Silvia Lutukuta, à província do Huambo, onde constatou uma série de casos de malária, Celso Malavoloneke disse que “ O processo vai envolver todos os órgãos da comunicação social, para a divulgação de medidas de prevenção e tratamentos da doença que passa pelo combate ao mosquito a três níveis”disse.
Afirmou ainda que no primeiro nível pretende-se combater os viveiros de reprodução dos mosquitos, o que exigem um trabalho de qualidade com as administrações municipais no melhoramento do saneamento básico nas comunidades,
Por outro lado, o segundo tem haver com a eliminação, no meio ambiente, das larvas sobreviventes com a fumigação. O terceiro passo traduz-se na sensibilização para o uso correcto de mosquiteiros.
Para o secretário de estado da comunicação, deverão também ser publicitadas outras formas de se prevenir contra a picada do mosquito, como o uso de repelentes.
Nos últimos sete meses as autoridades sanitárias da província do Huambo registaram mil e 21 óbitos, contra 22 do igual período de 2016, de um total de 127.505 doentes diagnosticados.