Máscaras cirúrgicas não impedem o contágio de Covid-19

Por: Victória Pinto

A falta de informação, faz com que muitos cidadãos angolanos e não só, acreditem que as máscaras cirúrgicas servem para impedir o contágio ou contaminação do vírus, de um indivíduo para o outro.

De acordo com o site folha de São Paulo, o director executivo do programa de Saúde emergencial da OMS (Organização Mundial da Saúde), Michael J. Ryan, fez saber que, as máscaras servem somente para prevenir que alguém com a doença passe a outras, e não deveriam ser usadas por pessoas sem covid-19.

“As coisas mais importantes que todo mundo pode fazer são lavar as mãos, mantê-las longe do rosto e velar por outras práticas de higiene”.

De acordo com a OMS, existe uma maior possibilidade de ser infectado ou se infectar ao tocar superfícies contaminadas do que por meio de gotículas no ar. Pois, o ar também pode passar pelas bordas das máscaras, principalmente as cirúrgicas, e a contaminação não dá-se pelo ar.     

As máscaras servem para evitar a proliferação, uma vez que o tamanho diâmetro da célula vai de 400 a 500 micros, motivo pelo qual, impede sua passagem por qualquer tipo de máscaras.

Para melhor prevenção o Ministério da Saúde de Angola aconselha a velar pelas medidas de prevenção como lavar frequentemente as mãos com uma duração de pelo menos 20 à 30 segundos, a descartar devidamente as luvas e outros materiais hospitalares descartáveis, a evitar espaços aglomerados e o contacto com animais que possam ser eventuais portadores do Covid-19.  Quanto ao uso do álcool-gel, essa medida é bastante importante, já que o vírus vive nas mãos por cerca de 10 minutos.

Covid-19infecçãoMáscarasprotecção