Notícias de Angola – O congresso do PALMA Servir Angola a decorrer de 22 a 23 de Outubro do ano em curso terá múltiplas candidaturas à presidência dessa formação partidária.
Esta afirmação é do presidente do PALMA Servir Angola,, Manuel Fernandes, quando intervinha numa conferência de imprensa em alusão a convocatória do IV congresso do partido, assim como dar a conhecer a sua posição em relação a subida do preço do gasóleo e da corrida de táxi.
De acordo com o político, um partido que luta pela consolidação da democracia no país deve começar por implantar este princípio nas suas estruturas.
Manuel Fernandes aproveitou a ocasião para anunciar a sua candidatura à sua sucessão como presidente do PALMA Servir Angola.
Realçou que para além da eleição do presidente do partido também vai ser definida a linha ideológica, assim como a mudança dos seus símbolos ( bandeira, hino e insígnia).
Em relação à subida do preço do gasóleo e o consequente aumento da tarifa de táxi que passou para 300 Kwanzas, Manuel Fernandes considera de inoportuna.
Na óptica do político, no cenário de aumento abrupto dos preços do gasóleo, que se traduz numa inflação generalizada dos custos de produção, os trabalhadores enfrentaram, inevitavelmente, uma redução acentuada do seu poder de compra.
” A subida do preço do gasóleo em Angola, embora tecnicamente justificável no contexto de uma política de racionalização fiscal e redução de subsídios,, revela-se socialmente insustentável, se não for acompanhada de políticas compensatórias eficazes”, sustentou.
Apontou como medidas que se devem executar a médio prazo o investimento prioritário na educação, agricultura e saúde; reavaliar e redirecionar gastos não prioritários para investimentos sociais produtivos: implementar subsídios temporários para sectores críticos como transportes públicos, agricultura e panificação.
A promoção de diálogo com associações profissionais e da sociedade civil para calibrar a medida de forma gradual e socialmente sensível ; redução de institucionais e das taxas tributárias de mercadorias essenciais para mitigar a alta dos preços de bens e serviços a curto prazo, são outras propostas do PALMA Servir Angola.
O PAlMA Servir Angola é uma das formações partidárias que confirmaram a CASA – CE.