Makarenco Vence Concurso de Língua Portuguesa  

Notícias de Angola – Os estudantes Hamilton Simão e Marduché Xilo, da 11ª classe, no Instituto Médio Industrial de Luanda (Makarenco), venceram terceira edição do concurso de Língua Portuguesa.

Denominado Turma da Blue”Prova o que Sabes”, a final do evento ocorreu no último sábado (8) no cine Tivoli em Luanda. 

Por Amilton Victor

A iniciativa da responsabilidade social da empresa de refrigerantes Refriango, nesta edição, além da participação física dos concorrentes, privilegiou também a digital, onde a dupla que frequenta o curso de Informática no IMIL-Makarenco, levou a melhor, com um prémio avaliado em um milhão de kwanzas, um computador e uma bolsa de estudos interna.

Segundo Hamilton Simão, o pouco tempo de preparaçãofoi o maior obstáculo durante a prova, mas, salienta o estudante, a conquista do prémio não só justifica o empenho da dupla, como também o apoio incondicionaldos professores. 

Nesta senda, o companheiro Marduché Xilo sublinha que a conquista da prova deve-se a resiliência e a persistência da equipa.

Já o professor que orientou a dupla, Cláudio Neves, disse que as dificuldades encontradas durante o período de preparação estão ligadas ao reajuste da norma “padrão” da língua para a “usual”, o que acabada sendo, actualmente, um problema de muitos estudantes no país.

“Encontramos dificuldades porque nós organizamos as nossas questões em função daquilo que é a norma padrão da língua. Depois procuramos contrapor em função das respostas que eram elaboradas pela organização. Isso tirou-nos um bocadinho da nossa zona de conforto e trazê-los para a norma usual do português foi um bocadinho difícil, mas, nos últimos dias, conseguimos acertá-los”, rematou.

Por seu turno, Tania Jardim, administradora de Marketing da Refriango, destaca a entrega dos docentes no projecto.

“É impressionante a forma como os professores se juntam ao público para tomar nota daquilo que os seus alunos ainda não aprenderam. Portanto, eu acho que a riqueza deste projeto tem a ver com a forma como nós conseguimos mobilizar a comunidade e o corpo docente em torno dele”, disse.

Ao todo, participaram do concurso 10 escolas, das quais 5 estatais e 5 privadas, formando 12 equipas, onde duas concorreram no plataforma digital, cuja finalíssima deu-se nas instalações da Refriango.