Maior transparência e redução de custos operacionais entre vantagens da facturação electrónica

Com a entrada em funcionamento da Facturação electrónica as empresas poderão reduzir entre 50% a 70% dos custos administrativos relativos ao processamento de facturas ao adotarem a facturação electrónica e eliminar até cerca 90% dos erros de introdução manual de documentos, garantindo maior rigor no reporting.

Estudos internacionais mostram que a poupança média por factura processada digitalmente pode variar entre 1,5 USD e 10 USD, dependendo da complexidade dos processos internos de cada empresa.
Países que implementaram facturação electrónica registaram aumentos de 5 a 30% na conformidade fiscal e reduções significativas de risco de fraude.

A Cegid está num processo muito avançado para ter as suas soluções de software certificadas pela Administração Geral Tributária para a emissão de facturas electrónicas.

Líder europeu em soluções de gestão empresarial na cloud para profissionais das áreas financeira (tesouraria, fiscalidade e ERP), Recursos Humanos (processamento salarial e gestão de talento), Contabilidade, Retalho e Empreendedorismo, a Cegid promoveu nesta terça-feira, no Hotel Intercontinental em Luanda, uma sessão de esclarecimento dedicada ao novo regime de facturação electrónica, que entrará em vigor em Angola, de forma faseada, a partir do próximo ano.

Num momento em que as empresas angolanas atravessam a fase transitória de adaptação à entrada em vigor do regime de facturação electrónica obrigatória, a tecnológica Cegid explicou que se trata de uma grande oportunidade para as empresas reduzirem custos e garantirem processos administrativos mais rápidos e rigorosos, com menos erros, melhorando a eficiência global das suas operações.

 O envio electrónico das facturas à Autoridade Geral Tributária (AGT) contribui ainda para aumentar a segurança e a credibilidade dos dados de facturação das empresas, fomentando um clima de transparência que gera confiança para todo o mercado angolano.

Numa sessão conduzida pelo especialista em Fiscalidade angolana, Pedro Montez, Legal Watch Senior Manager da Cegid na Ibéria e África, foram evidenciadas as tecnologias mais recentes que estão à disposição das empresas para acelerar a sua actividade, sendo o reporting fiscal ao Estado uma dessas ferramentas.

O responsável destaca que “desde há uns anos a esta parte que vários países, nos diversos Continentes, estão a adoptar sistemas de facturação electrónica e Angola está também na linha da frente deste movimento de digitalização do reporting fiscal, promovendo a transparência nas transacções, a confiabilidade da informação financeira e a máxima produtividade e eficiência das empresas, algo fundamental para aumentar a competitividade empresarial”.

Depois da Lei do IVA, que veio estabelecer os requisitos formais que uma factura deve conter, o Decreto Presidencial n.º 71/2025 definiu a estrutura de dados e o modelo da facturação electrónica em Angola. Isto representa um passo muito significativo para a evolução digital das empresas. É um ponto de viragem histórico em Angola. É o momento de as empresas escolherem os sistemas de informação que lhes vão permitir reportar rapidamente ao Estado, garantindo a conformidade legal e, ao mesmo tempo, acelerar processos e aumentar a tão desejada eficiência operacional”, acrescentou o responsável.

A entrada em vigor do regime da factura electrónica irá constituir um momento de viragem no que diz respeito ao rigor da informação de gestão e à transparência dos processos.

Segundo estudos internacionais, as empresas podem reduzir entre 50% a 70% dos custos administrativos relativos ao processamento de facturas ao adotarem sistemas de facturação electrónica; e eliminar até cerca 90% dos erros de introdução manual de documentos, garantindo maior rigor no reporting.

Os referidos estudos mostram ainda que a poupança média por factura processada digitalmente pode variar entre 1,5 USD e 10 USD, dependendo da complexidade dos processos internos de cada empresa. Países que implementaram a facturação electrónica registaram aumentos de 5 a 30% na conformidade fiscal e reduções significativas de risco de fraude.

A quem se aplica a obrigatoriedade da facturação electrónica e quando entra em vigor?

As novas regras de facturação electrónica aplicam-se a todas as empresas com sede fiscal em Angola.

A entrada em vigor acontecerá de forma faseada. Desde 1 de Outubro e até 31 de Dezembro de 2025 decorre a fase transitória de adaptação. Durante este período não serão aplicadas penalidades por incumprimento de emissão de facturação electrónica. A partir de 1 de Janeiro de 2026 as novas regras de facturação electrónica obrigatória irão aplicar-se aos grandes contribuintes e empresas que emitem facturas para órgãos do Estado. A partir de 1 de Janeiro de 2027 a obrigatoriedade da facturação electrónica estende-se a todas as empresas com sede fiscal em Angola.

Soluções de software Cegid em processo de cerificação

As soluções de software de gestão Cegid encontram-se em processo avançado de cerificação pela AGT para a emissão de facturas electrónicas obrigatórias. Recorde-se que no mercado angolano a Cegid dispõe de diversas soluções de software, nomeadamente:

  • Cegid Primavera, um dos softwares mais utilizados no mercado angolano para a gestão de empresas do sector público e privado, que garante uma gestão global e integrada de empresas de vários setores, desde o sector público, passando pelas áreas da construção, indústria, logística, contabilidade, serviços, etc.
  • O Cegid PHC, destinado a empresas que pretendem gerir de forma integrada todos os seus processos de gestão administrativa e financeira;
  • O Cegid Vendus, software de facturação para empreendedores e donos de pequenos negócios que querem facturar rapidamente, em qualquer lugar, através de um computador, tablet ou mesmo telemóvel, permitindo gerir, além de todo o processo de facturas electrónicas, os stocks, compras, vendas, clientes e fornecedores de forma simples, rápida e a baixo custo.

Cegid Academy dá formação aos gestores para que se possam preparar para a facturação electrónica obrigatória

Para além do software, a Cegid está ainda a disponibilizar aos gestores angolanos formação sobre as novas regras de facturação electrónica, através de acções promovidas pela Cegid Academy, que apresenta um calendário formativo presencial e online, permitindo que todos os gestores compreendam o impacto desta alteração nas regras de facturação e adaptem facilmente as suas empresas.

«A implementação da facturação electrónica é um marco para a modernização fiscal e para a competitividade das empresas angolanas. A Cegid, com mais de 25 anos de presença no mercado angolano, está preparada para apoiar organizações de todas as dimensões nesta transição, assegurando uma adaptação eficiente, segura e alinhada com as melhores práticas internacionais, com soluções que resultam de um conhecimento muito profundo deste mercado e com serviços complementares que irão garantir total tranquilidade nesta evolução rumo a uma gestão mais digital», afirma Pedro Montez, Legal Watch Senior Manager da Cegid na Ibéria e África.

Cegid disponibiliza Inteligência Artificial para apoiar na gestão

Além de soluções que apoiam a transição para um reporting fiscal digital, a Cegid apresentou ainda um sistema de gestão inteligente, que já permite às empresas trabalhar com Inteligência Artificial para apoiar a execução de tarefas repetitivas. Os agentes inteligentes disponíveis dentro do software são capazes de executar operações repetitivas de forma autónoma, alertar para erros e incoerências na informação, antecipar cenários e prever resultados.

João Soares, Territory Manager da Cegid em Angola e Moçambique garante “a Cegid é o parceiro tecnológico que apresenta as melhores condições para apoiar as empresas angolanas nesta transição. Temos soluções de confiança, usadas pelas maiores empresas e organizações angolanas, já certificadas para a emissão de facturas electrónicas; temos soluções confiáveis, seguras e tecnologicamente evoluídas com recurso à Inteligência Artificial; temos uma academia com os melhores formadores, capazes de preparar os gestores para esta nova era de reporting fiscal digital e para a era da Inteligência Artificial; e temos uma rede de parceiros espalhados por todas as províncias, que vão ajudar as empresas a encontrar o software de gestão certo para vencer estes novos desafios. A nossa missão é apoiar cada uma das empresas angolanas a ultrapassar com sucesso os desafios diários da gestão”.

Com esta iniciativa desenvolvida exclusivamente para jornalistas, a Cegid reforça o seu compromisso em promover literacia fiscal e digital no país e em apoiar a modernização do tecido empresarial, contribuindo para um ecossistema empresarial mais transparente, eficiente e competitivo.

Sobre a Cegid

A Cegid é um líder europeu em soluções de gestão empresarial na cloud para profissionais das áreas financeira (tesouraria, fiscalidade e ERP), Recursos Humanos (processamento salarial e gestão de talento), contabilidade, retalho e empreendedorismo. Com um sólido modelo de negócio baseado na cloud, a Cegid está focada na criação de um compromisso de longo prazo com os seus clientes e apoia a transformação digital das empresas, desde as de pequena dimensão até às grandes organizações, para uma experiência superior, distinta e memorável, tanto a nível nacional como internacional. A Cegid combina uma visão pragmática do negócio, orientada para o futuro, com uma forte capacidade de inovação, o domínio de novas tecnologias como a Inteligência Artificial e um conhecimento único de toda a componente regulamentar e legal.

Num mundo que se encontra em rápida mudança, a Cegid abre um vasto leque de possibilidades, potenciando ao máximo o negócio dos seus clientes, fornecendo-lhes soluções úteis e inovadoras.

Impulsionada por uma forte ambição internacional e pelos seus 750.000 clientes, a Cegid conta agora com 5.000 colaboradores e comercializa as suas soluções em 130 países. A Cegid teve um volume de negócios de 967 M€ (a 31 de dezembro de 2024). Bruno Vaffier é o Diretor-Geral desde abril de 2025. Na região da Península Ibérica, América Latina e África, a Cegid conta com 1.900 colaboradores e 900 parceiros.