Notícias de Angola – A cidade capital vai acolher de 5 a 14 de Dezembro de 2025, a primeira edição da “Luanda Art Week / Luanda Semana de Arte”, um evento que decorrerá no Museu da Moeda, numa iniciativa do Banco Nacional de Angola (BNA).
O projecto que conta com montagem do Produtor MAIA TANNER, tem como objectivo principal dinamizar o panorama artístico nacional, proporcionando uma plataforma de visibilidade para artistas angolanos, promovendo o intercâmbio cultural.
Segundo um comunicado que o Notícias de Angola teve acesso hoje, realça que a iniciativa inaugura um novo espaço de encontro e celebração das artes em Angola, numa actividade gratuita que vai reunir cerca de 30 artistas ente cineastas, investigadores, curadores e pensadores, com o objectivo de reflectir e valorizar a criação artística nacional.
Conforme a nota, nesta primeira edição destaca-se com uma exposição colectiva inaugural, composta por 50 obras de arte, abordando pintura, escultura, instalação, performance e video.
A exposição de acordo com o informe, o reflecte a diversidade das linguagens artísticas de Angola, com o título “INVENTAR O AMANHÃ, COM AS MEMÓRIAS DE ONTEM”.
O evento que se enquadra nos 50 anos da Independência, contará com dois fins-de-semana de ciclos de cinema nacional, sobre curadoria de Jorge Cohen e Dreça Lema .
Está iniciativa do Banco Nacional de Angola reafirma o seu empenho em promover a cultura como elemento fulcral de auto-valorização e como pilar essencial do desenvolvimento nacional -contribuindo para o reconhecimento dos artistas, para o fortalecimento das indústrias criativas e para a consolidação de um ecossistema cultural dinâmico, crítico e sustentável.