O Liverpool, fez valer o factor casa, e dominou o Manchester City em Anfield, vencendo o seu adversário por 3 a 0, nesta quarta-feira (4), na primeira mão de um dos jogos mais esperados dos quartos de final da Liga dos Campeões, dando um grande passo rumo à classificação às meias finais da competição continental.
A vitória dos Reds foi toda construída no primeiro tempo, com gols do egípcio Mohamed Salah (12 minutos), de Alex Oxlade-Chamberlain (21) e do senegalês Sadio Mané (31), que derrubaram o City de Pep Guardiola, praticamente imbatível nesta temporada.
Em Anfield, o City não conseguiu reproduzir o futebol dominante que lhe vale actualmente a liderança isolada do Campeonato Inglês e colocou a equipe como uma das favoritas ao título da Champions.
Ao invés disso, o que se viu em campo foi um Liverpool capaz de impor sua força física e a velocidade de seus atacantes, diante de um City vulnerável, desatento defensivamente e que não conseguiu criar uma chance clara de golo nos 90 minutos de jogo.
O City terá agora que devolver o placar no jogo de volta, na semana que vem em Manchester, se quiser manter vivo o sonho de conquistar a primeira Champions de sua história. Já o Liverpool poderá até perder por dois golos de diferença que estará classificado às semifinais.
O belo ambiente protagonizado dentro do estádio pelos adeptos do Liverpool acabou sendo manchado por um incidente pré-jogo, quando o autocarro que transportava os jogadores do City ficou danificado pelo lançamento de garrafas e objectos na chegada a Anfield.
Com esta vitória, o Liverpool está em vantagem no histórico dos confrontos entre ambos na presente temporada, que registava uma vitória para cada lado na Premier League, na primeira volta, o Manchester City, venceu por expressivos 5-0, e o Liverpool respondeu com 4-3 em sua casa na segunda volta do campeonato.