Lideres de estado e de governo da SADC deixam Luanda após cimeira

Os presidentes da África do Sul, Cyril Ramaphosa, da Zâmbia, Edgar Lungu, da Namíbia, Hage Geingob, e da RDC, Joseph Kabila, deixaram a capital do país, Luanda, nesta terça (24), de regresso aos seus respectivos países, depois de participarem na Cimeira Extraordinária da Dupla Troika da SADC.

A Cimeira Extraordinária da Dupla Troika da SADC analisou a actual situação político-militar na RDC, com particular realce a preparação das eleições de 23 de Dezembro próximo, e a do Lesotho, onde decorrem reformas no sistema constitucional, bem como a consolidação do processo democrático na região austral.

A Cimeira de Luanda foi co-presidida pelo presidente em exercício da Organização Regional, Cyril Ramaphosa, e pelo Presidente do Órgão de Defesa e Segurança da SADC, João Lourenço.

Participaram neste encontro os Chefes de Estado e de Governo da Dupla Troika da SADC ou seus representantes.

A cimeira contou ainda com a participação do presidente da RDC, Joseph Kabila, do primeiro-ministro do Reino do Lesoto, Thomas Thabane, e da secretária executiva da SADC, Stergomena Lawrence Tax.

A Dupla Troika agrega os países que compõem a Troika do órgão de Defesa e Segurança e da Troika da SADC.

O órgão de Defesa e Segurança é composto por Angola (Presidente), Zâmbia e Tanzânia. A Troika da SADC integra a África do Sul, actual presidente, Swazilândia e Namíbia.

À margem do Cimeira, o Presidente da República, João Lourenço, manteve encontros separados com o Rei da Swazilândia, Mswati Dlamini III, e os seus homólogos da Namíbia, Hage Geingob, e da RDC, Joseph Kabila, com quem abordou questões de interesse bilateral, no quadro das relações de cooperação entre os países, bem como a nível da região da África Austral.

A Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral (SADC) foi criada a 17 de Agosto de 1992, em Windhoek, com o objectivo de promover o crescimento e desenvolvimento económico e sustentável, aliviar a pobreza, aumentar a qualidade de vida dos povos da região, bem como prover auxílio aos mais desfavorecidos.

 

apóscimeirada SADCde estadodeixame de governoLideresLuanda