O presidente do Fórum Parlamentar da SADC (FP-SADC), Fernando da Piedade Dias dos Santos, apelou neste domingo (23), em Luanda, os demais parlamentares desta plataforma regional a reflectir nas melhores vias que levem à rápida integração económica da organização.
Fernando da Piedade Dias dos Santos lançou esse estímulo quando discursava na reunião executiva do FP-SADC, cuja Plenária é aberta esta segunda-feira (25) e deverá prolongar-se até ao dia 02 de Julho.
Para o também presidente da Assembleia Nacional de Angola, esta é a altura dos parlamentares emprestarem, enquanto intérpretes das necessidades e dos anseios dos povos, a colaboração e energia, para se reflectir nas melhores vias que levam, mais rapidamente, integração económica da região.
A industrialização da SADC é o principal tema a ser debatido no Fórum, que o presidente do FP-SADC considerou de “determinante para o desenvolvimento da região”, porém, quer que se dedique igualmente uma atenção aos factores que, até ao momento, impedem ou tornam o processo de integração da região mais lento.
“Sei que factores ponderáveis estão por detrás desta velocidade”, reconheceu, para quem a integração económica da SADC vai permitir a comunhão dos benefícios que estes processos de inclusão trazem.
Nesta perspectiva, informou que a 43ª Assembleia Plenária do Fórum Parlamentar vai, mais uma vez, reflectir sobre a estratégia da organização, para realizar o “nosso grande desejo”, de ver a organização a transitar, de uma simples plataforma de intercâmbio parlamentar para um Parlamento Regional.
Em função da “legítima” ambição de se transformar o parlamento, apelou, igualmente, aos membros da comissão a dar uma atenção especial a tais aspectos, de modos a definir as melhores formas de estruturação orgânica e funcional do FP-SADC.
Durante o fórum, constituído por 14 parlamentos, será abordado também as propostas de alteração à Constituição, ao Regimento do Fórum Parlamentar da SADC e à estrutura organizativa e funcional do secretariado da organização.
Na reunião de hoje a comissão executiva do FP-SADC, que prepara todo o dossier a ser discutido durante a 43ª assembleia plenária, analisou aspectos ligados à transformação do fórum em parlamento, industrialização e integração efectiva da SADC, reestruturação do secretariado do Fórum, entre outros assuntos.