O presidente da UNITA, Isaías Samakuva, destacou nesta terça-feira (17), em Luanda, a realização das eleições autárquicas como elemento fulcral para o desenvolvimento do país, noticiou a angop.
Isaías Samakuva falava em conferência de imprensa sobre o quadro geral do país, com abordagens sobre a situação política, económica e social, nas quais deu grande destaque para a realização das autarquias, bem como a reintegração de ex-militares e o funcionamento dos tribunais.
Na conferência de imprensa, o líder do galo negro apresentou as chaves para a estabilidade política e o progresso social em Angola e, entre estas, apontou a despartidarização do Estado e a descentralização local.
De igual modo, ressaltou a fiscalização sobre a gestão dos recursos, que em seu entender deve ser feita pelo Parlamento, ao nível central, e pelas assembleias municipais, ao nível local.
Na vertente autarquias, o líder do galo negro entende que as mesmas permitem repartir melhor e melhorar o nível de vidas das pessoas em todos os municípios.
Disse ainda que o processo de implementação das autarquias visa a concretização do princípio da descentralização político-administrativa e não o princípio da desconcentração.
O político manifestou a sua discordância com a teoria do gradualismo territorial, que em seu entender é apenas uma desculpa para o partido-estado (MPLA) continuar a centralizar a governação.
Durante a sua conferência de imprensa, fez ainda alguns reparos a actual governação, mas questionado se ainda não é cedo demais para fazer prognósticos sobre a mesma referiu que não.
Samakuva apontou como grande empecilho para o desenvolvimento a existência daquilo a que considerou de forças de bloqueio na sociedade.
Assistiram a conferência de imprensa de Samakuva sobre o Estado da nação, membros da Comissão politica do seu partido.