O Sporting Clube de Portugal, eliminou nesta quarta-feira (18), o FC Porto, na segunda mão das meias-finais da Taça de Portugal, nas grandes penalidades e apurou-se para a 28.ª final da competição da sua história, onde busca o 17º troféu.
Depois de uma vitória ‘azul e branca’ por 1-0 na primeira mão, o Sporting fez o mesmo resultado em Alvalade, antes de conseguir, nas grandes penalidades, vencer por 5-4, agendando com o Desportivo das Aves a 28.ª final da sua história.
Para a equipa de Jorge Jesus, que eliminou Oleiros, Famalicão, Vilaverdense, Cova da Piedade e FC Porto no caminho para o Jamor, esta será a sexta final no século XXI, no qual venceu quatro finais (2002, 2007, 2008 e 2015) e perdeu apenas uma, em 2012, frente à Académica.
A passagem à final representa um regresso ao Jamor depois de ter disputado o troféu pela última vez em 2015, batendo o Sporting de Braga nos penáltis para conseguir o 16.º título. Os verdes e brancos são, de resto, a equipa com o segundo melhor registo de triunfos, com 16, a par dos ‘dragões’, apenas atrás do Benfica, com 26 troféus.
Por outro lado, os lisboetas apresentam o segundo pior registo em finais, tendo sido 11 vezes finalistas vencidos, um número apenas superado pelos portistas, com 13 desaires no Jamor.
Em terceiro lugar no campeonato, os ‘leões’ vão querer juntar a prova rainha do futebol português à Taça da Liga conquistada em janeiro, no desempate por penáltis frente ao Vitória de Setúbal, curiosamente, os lisboetas também defrontaram os portuenses nas meias-finais, na qual também venceram no desempate por grandes penalidades antes de erguerem o troféu.
A equipa de Sérgio Conceição, que lidera o campeonato com dois pontos de vantagem sobre o Benfica, caiu às portas de alcançar a 30.ª final do clube, depois de já ter perdido para o Sporting a possibilidade de chegar ao jogo derradeiro da Taça da Liga.
As duas equipas defrontaram-se esta temporada por cinco vezes, com um empate em Alvalade e um triunfo caseiro do FC Porto no campeonato, um empate na meia-final da Taça da Liga ganho nos penáltis pelos ‘leões’ e uma vitória para cada lado na Taça, com a lotaria a sorrir ao Sporting.
Na final da Taça de Portugal, agendada para 20 de maio no Estádio Nacional, o Sporting vai defrontar o vencedor da outra meia-final, o Desportivo das Aves, que se estreia em finais da competição.