Notícias de Angola – A empresa especializada em bebidas Refriango lançou nesta terça-feira, em Luanda, a terceira edição dos “Prêmios Tigras Nova Garra.
O evento que acontece no dia 3 de Junto, reconhece o talento de jovens angolanos e traz como grande novidade a categoria de Educação.
Nesta edição,segundo o comunicado de impresa que o Notícias de Angola teve acesso hoje, serão anunciados os vencedores das categorias de Saúde, Artes, Música, Ciência & Tecnologia, Meio Ambiente, Desporto e, pela primeira vez, de Educação.
Conforme o documento, a “fera” de cada categoria receberá o valor de 1 milhão de kwanzas, além de assessoria individualizada para desenvolver os seus projectos e formação na 2ª edição do bootcamp Tigra Cubs, nos próximos dias 1 e 2de Julho.
Para tal, durante a conferência de imprensa, Gaspar Cabral, Gestor de Categoria das Bebidas Alcoólicas da Refriango, notou que “este ano, os Prémios Tigra Nova Garra cresceram e inovaram, para dar vez e voz a mais jovens angolanos de excepção cujas ideias, projectos e talento têm um enorme potencial para causar um impacto positivo exponencial na nossa sociedade.”
Acrescentou que a Educação é um pilar fundamental, que vai muito para além do sistema formal de ensino. A nova categoria de Educação, pressupõe um maior investimento da Refriango nos Prémios Tigra Nova Garra.
Explica a nota, este ano, foi aberta a oportunidade dos jovens se pre-candidatarem via digital, e os jovens pré-seleccionados tiveram a oportunidade de apresentar os seus projectos directamente aos jurados durante o “HarnomaisXchange”, em Fevereiro, um evento patrocinado pela Tigra.
De acordo com a Administradora de Marketing da Refriango, Tânia Jardim, afirmou ser com enorme sentido de responsabilidade que sentimos que os Prémios Tigra são um agente de transformação na vida destes jovens.
Tânia Jardim, explicou que a visibilidade e o reconhecimento da sociedade civil permitem que cheguem a outros patamares. Para ela, o projecto é sem dúvida dos que mais lhe emociona, porque cada vez que reve um vencedor de uma edição anterior confirma que a sua vida se transformou no dia seguinte à Gala transmitida pela TPA.
Para Feras da Saúde, estão indicados a psicóloga Shendylene Elias, a estudante de medicina Eucácia Yunara, a médica de família Áurea de Carvalho e o desenvolvedor de software Fernando Santos.
Na área do Meio Ambiente, os indicados são Elisa Upale Alberto, activista social e professora; Juliana Bento, arquitecta; Ernesto Brito, ambientalista; e Hwimma Rodrigues, fundadora da Cooperativa Nayuka.
Em Artes, estão nomeados os criativos Jamil Ramos “Parasol” e Manuel Samuel (Samu Artes), Paulo Idalécio, roteirista e realizador, e Manuel André Pedro (Rafa Mal, O Invencível), grafiteiro e artista Urbano.
Por seu lado, concorrem à categoria de Música os artistas Isaura Gando (Isa Gando), Madalena Malheiro (Linne), Kelson Trindade (Kelson Pro HD) e Luzolo Afonso (Aristóteles de Jesus, músico).