Jovens agricultores e camponeses criam associação para dinamizar produção agrícola no país

Está a ser criada no país, a Associação de Jovens Agricultores e Camponeses de Angola (AJAC), com o foco na dinamização da produção agrícola e promoção da segurança alimentar.

A direcção nacional está no Bié para a constituição e empossamento dos responsáveis Associação de Agricultores e Camponeses de Angola na província.

A Associação Nacional dos Jovens Agricultores e Camponeses de Angola, JAC, dinamiza-se no Bié, com foco em projetos inovadores de agronegócio sustentável liderados pelos jovens desta província.

Um dos objetivos é garantir o reconhecimento dos jovens como agentes fundamentais para a sustentabilidade, promover a segurança alimentar e lidar com as desigualdades sociais no campo.

O presidente da Associação Nacional dos Jovens Agricultores e Camponeses de Angola, João  Fernando Pecela, está no quinto em missão de Constituição e empoçamento da direção no Bié a ser liderada pelo jovem agricultor, Luís de Almeida.

“Iremos fazer a institucionalização e o empoçamento da JAC-Bié. A Associação está a crescer.  Todos os coordenadores provinciais poderão criar as coordenações nos municípios e esses municípios poderão estar a recrutar os camponês e agricultores para a nossa associação. A Associação Nacional dos Jovens Agricultores e Camponeses de Angola implanta-se no Bié e terá a missão de inclusão da juventude em vários projetos agrícolas, através das várias linhas de financiamento no setor produtivo”, afirmou.