Por: Ivanine Silva
A governadora da província de Luanda, Joana Lina, manifestou na noite desta quarta-feira (22), a sua preocupação com os aglomerados de pessoas em Luanda, sobre tudo nas paragens de autocarros, que diariamente registam filas enormes.
Ao falar na conferência de imprensa da Comissão Multissectorial de prevenção e combate à covid-19, a governante, reiterou a preocupação das autoridades angolanas de cortar a cadeia de transmissão do vírus, uma vez que em Luanda já há circulação comunitário da doença, onde muitos pacientes são assintomáticos.
De acordo com a governadora, a situação em Luanda preocupante não apenas pelas grandes filas, mas também pelo desrespeito às medidas de distanciamento e protecção individual que se assiste nas referidas paragens.
Uma nova estrategia, deverá ser adoptada pela comissão multissectorial, com vista a redução dos riscos de contágio dos cidadãos e a redução da carência de transportes colectivos em Luanda.
As dificuldades com o transporte em Luanda, iniciaram após o recuo nalgumas medidas de desconfinamento, que passaram para redução de lotação nos transportes públicos.
A capital do país, Luanda, é o epicentro da covid-19 no país e detém mais de 90 por cento dos casos confirmados da covid-19 no país.