A empresária angolana e filha do Ex-presidente da República, Isabel dos Santos, destacou na sua conta do Twiter, a batalha do Cuito Cuanavale, numa altura em que decorre o julgamento do General Zé Maria, acusado de desviar documentos históricos sobre a batalha.
“A Batalha de Cuito Cuanavale foi o maior confronto militar da Guerra Civil Angolana, ocorrido entre 15 de Novembro de 1987 e 23 de Março de 1988. O local da batalha foi o sul de Angola, na região do Cuito Cuanavale, província de Cuando-Cubango. Já se passaram 32 anos…”, escreveu Isabel dos Santos na rede social Twiter.
Segundo o Jornal de Angola o julgamento do ex-chefe do Serviço de Inteligência e de Segurança Militar, começou ontem (11 de Setembro), em Luanda, no Comando do Exército.
“O general Zé Maria, em prisão domiciliária desde 17 de Junho do ano em curso, é acusado e pronunciado pelos crimes de insubordinação e extravio de documentos, aparelhos ou objectos com informações de carácter militar”, destacou o Jornal Angola.
É possível ler no site “Ango-noticias” que o Poderoso General da era do antigo presidente de Angola, José Eduardo dos Santos, António José Maria, arrisca-se a uma pena de (8) oito anos de prisão efectiva.
Por sua vez a mesma fonte afirma que o oficial superior das forças armadas angolanas, foi ouvido em Fevereiro deste ano, pela Procuradoria Militar e constituído arguido tendo sido aplicado a medida de coação pessoal de prisão domiciliar.