Por: Ivanine Silva
As instituições de ensino escolar, deverão ser reabertos, a partir do dia 13 de Julho, em todo o território nacional, após a aprovação do novo decreto de Situação de Calamidade Pública, nesta segunda-feira (25) e começou a vigorar hoje.
Segundo o Ministro de Estado e Chefe da Casa Civil do Presidente da República, Adão de Almeida, que falava em conferência de imprensa na noite desta segunda-feira, os estabelecimentos de ensino, públicos e privados, de nível superior e do II ciclo do ensino secundário, deverão reiniciar a sua actividade lectiva a partir do dia 13 de Julho.
Enquanto que os estabelecimentos do I ciclo do ensino secundário e do ensino primário, públicos e privados, deverão reiniciar a actividade lectiva a partir do dia 27 de Julho.
Em contrapartida, a reabertura e funcionamento das instituições de ensino pré-escolar (creches, jardins-de-infância, infantários) estará sujeita a regulamentação específica.
Por sua vez, antes do reinício da actividade lectiva, os titulares dos departamentos ministeriais competentes deverão aprovar o calendário escolar reajustado.
As aulas em todo o país, estão paralisadas desde o final do mês de Março, em todos os níveis académicos e poderão ser retomadas após quatro meses de paralisação.