A multinacional chinesa de tecnologias Huawei manifestou, nesta, segunda-feira, em Luanda, através do seu vice-presidente, a intenção de fortalecer os seus investimentos em Angola nos vários domínios das tecnologias de informação e no fornecimento de soluções tecnológicas.
O facto foi anaçado à imprensa no final de uma reunião com o Presidente da República, João Lourenço, ter atendido uma delegação do grupo empresarial Huawei, liderada pelo vice-presidente da companhia, Ping Guo.
No final do encontro, o director-geral da Huawei em Angola, Ryan Li, confirmou que foram abordadas com o Chefe de Estado angolano questões ligadas a soluções tecnológicas, dado o interesse da empresa chinesa expandir os seus investimentos no país.
Exclareceu que, ao Presidente João Lourenço, a delegação da Huawei avançou com algumas propostas do grupo para o mercado angolano em termos de soluções tecnológicas.
A Huawei é detentora de aplicativos e soluções tecnológicas inovadoras para saúde, educação e agricultura.
Para o ministro das Telecomunicações e das Tecnologias de Informação, José Carvalho da Rocha, que esteve presente na audiência, o Executivo vai continuar a prestar a esse segmento.
O governante assinalou que aquela empresa (Huawei) continua a manifestar o seu grande interesse em continuar a trabalhar no mercado nacional.
O que vamos fazer agora é colocar as nossas equipas técnicas a trabalhar e a identificar o que devemos fazer, além do que já tem sido feito com a Huawei, disse o ministro.
Relativamente à uma possível instalação de um centro de referência tecnológico para montagem de smartphones, computadores e outros equipamentos, o ministro frisou que nada ainda foi avançado e que todas as propostas e intenções apresentadas pela Huawei vão ser discutidas.