Redacção NA
A multinacional chinesa de telecomunicações, Huawei, divulgou nesta quarta-feira (31), o seu Relatório Anual 2020, que demonstrou uma desaceleração económica no ano financeiro, mas um desempenho dos negócios conforme as previsões.
Durante o ano 2020, a receita das vendas da Huawei foi de cerca de 891,4 biliões de yuans, o que equivale a um aumento de 3,8 por cento anual, por sua vez, o lucro líquido atingiu 64,4 biliões de yuans, um aumento de 3,2 por cento em relação ao ano anterior.
Apesar das dificuldades operacionais decorrentes das sanções impostas pelos Estados Unidos em 2019 e 2020, a Huawei voltou a convidar a KPMG para realizar uma auditoria independente e objectiva das suas demonstrações financeiras. O documento produzido pela KPMG não levanta ressalvas.
Em 2020, o negócio de operadoras da Huawei continuou a garantir a operação estável de mais de mil e 500 redes em mais de 170 países e regiões, ajudando a possibilitar o teletrabalho, a educação online e as compras por Internet durante os spin-offs de COVID-19. Em colaboração com operadoras em todo o mundo, a empresa ajudou a fornecer uma experiência conectada de qualidade superior e ultrapassou a cifra de três mil projectos de inovação 5G em mais de 20 sectores, incluindo mineração de carvão, produção de aço, portos e manufactura.
No último ano, os negócios corporativos da Huawei intensificaram os esforços para desenvolver soluções inovadoras em vários sectores e para criar um ecossistema digital que prospera na co-criação e no sucesso compartilhado. Durante a pandemia, a Huawei forneceu soluções e conhecimentos técnicos essenciais na batalha contra o vírus. Os exemplos incluem a solução de diagnóstico assistido por IA, baseada na HUAWEI CLOUD, que ajudou hospitais em todo o mundo a reduzir a carga sobre a infra-estrutura médica, Huawei também colaborou com os seus parceiros para desenvolver plataformas de aprendizagem online baseadas na nuvem para mais de 50 milhões de alunos do ensino fundamental e médio.
Com a implementação do HarmonyOS e do ecossistema Huawei Mobile Services (HMS), os negócios de consumo da Huawei avançaram com a sua estratégia Seamless AI Life. Esta solução oferece aos consumidores uma experiência inteligente em todos os dispositivos e em todas as configurações, com foco especial em smart office, fitness e saúde, casa inteligente, viagens e entretenimento.
“Continuámos a trazer inovações para criar valor para os nossos clientes, ajudar a combater a pandemia e promover a recuperação económica e o progresso social em todo o mundo. Aproveitámos também esta oportunidade para optimizar as nossas operações, resultando num desempenho amplamente em linha com as expectativas”, disse Ken Hu, presidente rotativo da Huawei.
Todas as demonstrações financeiras incluídas no Relatório Anual de 2020 foram auditadas externamente pela KPMG, uma das quatro grandes firmas de contabilidade a nível mundial.
Fundada em 1987, a Huawei é um dos maiores fornecedores mundiais de infra-estrutura e dispositivos inteligentes de tecnologia da informação e comunicação (ICT), conta com aproximadamente 197 mil funcionários e opera em mais de 170 países e regiões, atendendo a mais de três biliões de pessoas em todo o mundo.