Historiador lança livro sobre “Etonismo e Normas” no Lubango

O encontro das atividades das Universidades de Língua Portuguesa (AULP) na província da Huíla, foi marcado com o lançamento do livro do historiador angolano Patrício Batsikama intitulado “Etonismo Formas e Normas” com 246 páginas, no Hotel Serra da Chela, cidade do Lubango. 

O também docente e investigador, foi convidado a fazer parte do encontro promovido pela Universidade Mandume  ya Ndemufayo, nos 18 e 19 de Julho, onde este encarregue de acompanhar e explicar a Ministra do Ensino Superior, Maria Bragança Sambo, a filosofia de uma Exposição Individual do António Tomás Ana Etona, exposta naquela cidade. 

Segundo o comunicado, que Angop teve acesso hoje, apontam que mais de 150 delegados oriundo de várias Universidades de Língua Portuguesa, estiveram presentes no acto de lançamento e e mantiveram contato com a obra. 

“A semente está lançada, esperamos receber mais críticas para melhorar o argumento, dilatar a discussão e tornar cada vez mais cristalizada a teoria da Razão Tolerante” declarou Bastikama. 

A obra foi apresentada pelo antigo Secretário de Estado da Cultura  Corney Caley, onde realçou a importância da identidade artística do Etona, enquanto património artístico, e subscreveu-se na proposta da rentabilização desse patrimônio na aposta de mais valências artísticas angolana. 

Corney Caley, recomenda o estudo dos valores artísticos com fins de se encontrar mecanismo para valorização do Património artístico angolano para o benefício da angolaniedade. 

“O exemplo do jovem historiador Patrício Batsikama precisa de ser seguido” aconselhou. 

A obra saio pela editora Edutoco e conta uma tiragem de mil e quinhentos exemplares e duzentas e quarenta e seis páginas. 

Natural da província do Uíge, Patrício Batsikama, é autor de obras sobre a história de Angola e de África, com destaque para ” O Reino do Kongo e a sua Origem Meridional”,  “Makela ma Zombo”, ” Nação, Nacionalidade e Nacionalismo em Angola” e ” Introdução a História das Artes em África”. 

É docente do Instituto Superior Tocoísta (ISPT), de onde também é coordenador do Centro de Estudo e Investigação Científica Aplicada(CEICA) É autor de vários livros e artigos científicos. 

EtonismoHistoriadorLivroPatrício Batsikama