Notícias de Angola – A Procuradoria-Geral da República (PGR) constituiu nesta terça-feira, arguido o antigo governador das províncias do Cuando Cubango e de Luanda, Francisco Higino Lopes Carneiro, por suspeita da prática dos crimes de peculato e burla qualificada.
Segundo a nota da PGR publicada pela Agência Angola Press (ANGOP), Higino Carneiro foi indiciado em dois processos distintos que correram tramites na Direcção Nacional de Investigação e Acção Penal, sob os nºs 46/19 e 48/20.
A nota explica que o processo 46/19 está relacionado com a utilização de fundos públicos para fins particulares, na qualidade de governador da então província do Cuando Cubango, o que corresponde ao crime de peculato.
Para tal, no processo n.º 48/20, o político foi indiciado no crime de burla qualificada, por ter recepcionado de uma empresa privada mais de 60 viaturas, no período em que governava Luanda, sendo distribuídas a várias pessoas, sem no entanto fazer o devido pagamento, esclarece o documento do Ministério Público.