O Grupo Mitrelli e a Fundação Arte e Cultura, elegeram a Ilha do Cabo como palco das acções a serem desenvolvidas no âmbito do Dia Mundial das Boas Acções que se assinalou em Angola na quinta-feira dia (28) contou com a participação de mais de 200 voluntários.
De acordo com a programação que o Notícias de Angola teve acesso hoje, constam das acções a serem desenvolvidas a pintura da Escola Primária 1112, a criação da horta no interior da mesma, Campanha de sensibilização rodoviária com a remodelação e pintura das passadeiras, afixação de modelos junto às passadeiras, produção e afixação dos caixotes de lixos ao longo da orla marítima.
“O acidente em Angola constitui a segunda causa de morte, depois da malária. Para nós, é importante que cada um que venha conduzir uma viatura lembre-se que em cada ponto da estrada estaria o seu filho, sua irmã, seu pai, seu avô, sua mãe. Nós vamos fixar alguns modelos junto às passadeiras com as mãos a sugerir- pare, eu podia ser o seu filho, eu podia ser a sua mãe, numa intenção de chamar a razão do automobilista sobre a necessidade de frouxar a viatura”, Naama Margalit, directora-Geral da Fundação.
Esta não é a primeira vez que o Grupo Mitrelli e a Fundação Arte e Cultura desencadeiam acções do género. Em 2019, dia 15 de Abril, em parceria com a TheBridgeGlobal realizaram a Caminhada de Sensibilização Ambiental no Bairro Rocha Pinto, bem como a disponibilização, no dia 16, de equipamento e materiais de limpeza para a população que vive adjacente às valas de escoamento das águas da chuva, nomeadamente mais de 30 carros de mão e dezenas de pás, ancinhos e vassouras, que viriam a ser complementados com contentores, bem como oferta de equipamentos desportivos para os jovens.
O Dia das Boas Acções, um movimento global de voluntariado que abrange milhões de voluntários em mais de 100 países, sendo Angola o 23º país africano a aderir ao movimento.
A iniciativa está aberta a todos os cidadãos, individualmente ou em grupo, instituições, empresas, ONGs e outras entidades, visando promover o voluntariado. Desde o início em 2007, em Israel, o Good Deeds Day cresceu de “apenas” 7.000 voluntários naquele país do Médio Oriente para uma escala global, e em 2018, com 3.500.000 de voluntários de 100 países, a participarem em mais de 20.000 projectos, com um total de cerca de 7 milhões de horas de voluntariado.
Criado com o objectivo de incentivar o voluntariado, o Dia das Boas Acções começou a tornar-se global com o surgimento, em 2011, de centenas de projectos em 10 cidades de vários países, incluindo os EUA, a Polónia e a Ucrânia. No ano seguinte, o impacto deste “Dia Internacional do Voluntariado” foi ainda maior, com a MTV Global a lançar uma campanha de seis semanas nas suas plataformas on-line e televisivas, expondo a mensagem do dia a mais de 24 milhões de pessoas ao redor do mundo.
Em 2013, foram 16.000 os voluntários a fazerem parte de centenas de projectos em 50 países e a rede de televisão ABC, de Nova Iorque, a fazer uma cobertura em larga escala. Em 2014, a comemoração duplicou o seu alcance graças à exposição mediática e à colaboração com organizações de voluntariado em dezenas de países, numa campanha global que envolveu televisão, rádio e redes sociais.
Em África, o Dia das Boas Acções tem vindo a acompanhar o crescimento registado um pouco por todo o mundo, desde que, em 2013, o Uganda se tornou no primeiro país a aderir ao movimento no Continente, onde até a data se realizaram centenas de projectos com milhares de voluntários em 22 países, do Ghana à Etiópia e da Argélia à África do Sul. Em Agosto, teve lugar em Joanesburgo a I GDD Africa Regional Conference, na qual participaram 45 delegados em representação de organizações de 15 países, incluindo a Fundação Arte e Cultura, que levou à conferência a bandeira de Angola.
Em 2019, Angola tornou-se assim no 23º país africano a participar no Dia das Boas Acções, marcado, a nível mundial, para o dia 7 de Abril, esperando-se que os números do ano anterior sejam uma vez mais superados. Mais do que um “Dia Internacional do Voluntariado”, o Dia das Boas Acções transformou-se num movimento global que visa promover o voluntariado, não apenas num dia mas durante todo o ano.