Fundação Lisima realiza primeiro Workshop de Diálogo Nacional

Notícias de Angola – A Fundação Lisima e a The Nature Conservancy vai realizar nos dias 3 e 4 de Dezembro, em Luanda, o primeiro Workshop de Diálogo Nacional sobre OECMs, em parceria com a União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN).

O evento tem como objectivo apresentar o conceito de OECMs (Outras Medidas Efectivas de Conservação baseadas na Área), explorar o contexto e as prioridades nacionais, identificar potenciais áreas para a sua implementação e definir os próximos passos para a sua concretização em Angola.

Segundo um comunicado imprensa que o Notícias de Angola teve acesso hoje, a União Internacional para a Conservação da Natureza e a Fundação Lisima estabeleceram um acordo para apoiar o Ministério do Ambiente (MINAMB) e o Instituto Nacional da Biodiversidade e Áreas de Conservação (INBAC) na facilitação de um Diálogo Nacional sobre as OECMs. Este processo é também apoiado pela The Nature Conservancy (TNC).

 Conforme o documento, o diálogo Nacional vai possibilitar que se desenvolva um quadro e um roteiro nacional das OECMs que permitam ao governo identificar, avaliar, reforçar e comunicar potenciais OECMs como parte dos seus relatórios NBSAP e da Meta 3 do Quadro Global da Biodiversidade.

“Para construir as bases deste Diálogo Nacional foram iniciados em Agosto vários encontros cujo objectivo era apresentar o conceito e abordagem das OECMs, debater a forma de como as OECMs se alinham com as prioridades nacionais e identificar partes interessadas neste processo”, le-se no documento.

Para tal, participarão do workshop técnicos da Fundação Lisima, da TNC e da UICN, instituições governamentais, organizações da sociedade civil, academia e sector privado e servirá para identificar colectivamente oportunidades e prioridades nacionais. 

No workshop será feita uma apresentação sobre os pontos de entrada na legislação para as OECMs, a aplicação da ferramenta para identificação e avaliação de OECMs em Angola assim como a partilha de experiências de processos semelhantes que estão a ser implementados em outros países africanos.

Fundada em 1948, a União Internacional para a Conservação da Natureza é uma organização civil dedicada à conservação da natureza. A UICN trabalha globalmente para influenciar, encorajar e ajudar sociedades a conservar a integridade e a diversidade da natureza, além de assegurar que qualquer uso dos recursos naturais seja equitativo e ecologicamente sustentável.

 Já a  Fundação Lisima é uma organização sem fins lucrativos fundada em 2024 que se dedica à conservação da Torre de Água das Terras Altas de Angola. O nome de Fundação Lisima é em homenagem à expressão luchaze, Lisima lya Mwono que significa “Fonte da Vida”.

 Resulta de quase uma década de exploração e aprendizado no coração do território dos Luchaze no Moxico, das suas míticas paisagens, segredos e conhecimentos milenares das suas pessoas.

Fundação LisimaMinistério do Ambienteprimeiro Workshop de Diálogo NacionalrealizaUnião Internacional para a Conservação da Natureza