Notícias de Angola – O escritor angolano Nituecheni Africano, venceu a 25ª edição do prémio de literatura denominado “FOX USA 2024”, nos Estados Unidos da América (EUA).
Segundo a nota de imprensa a que o Notícias de Angola teve acesso hoje, o escritor angolano sagrou-se vencedor na categoria de melhor livro de Romance Policial e melhor autor com a sua obra literária intitulada “O recluso o princípio e o fim de uma injustiça”.
A obra, de 180 páginas, está dividida em 12 capítulos, traduzida na língua inglesa pela editora brasileira ROCCO.
O livro narra a história de um jovem advogado que parte para uma defesa de um caso muito mediático em África propriamente em Angola, o jovem angolano não se deixa levar pela forma misteriosa que a justiça está a levar o caso, em pleno julgamento o advogado usa a sua sapiência para defender e absorver o seu cliente, e por ser um caso dado difícil, o advogado tornasse um herói e defensor dos direitos humanos.
De acordo com o autor, o abuso de poder, tráfico de influência e branqueamentos de capitais são temas que trazem a realidade e contexto atual de África no livro o recluso.
Nituecheni Africano torna-se assim, o primeiro escritor Angolano e africano a vencer esse prêmio em um ano que se assinala o “FOX DISEE”.
A gala de premiação está agendade para o dia 12 de Agosto nos Estados Unidos em Midtown Manhattan.
O escritor angolano leva como prémio 16.000USD (Dezasseis mil dólares americanos) 200 exemplares que serão publicados e vendidos na sede da Fox corporation adaptado pelo SECRET FILMS da Califórnia.
O prémio literário “FOX US2024, é uma iniciativa da companhia cinematografica americana FOX, que realiza anualmente na cidade de Nova Iorque, com objectivo de distinguir obras em género romance e conta com a participação de vários escritores internacionais.
Natural da província do Huambo, Nituecheni Africano pseudónimo literário de Eugénio Afonso Gaspar, licenciado em Informática e Administração de Empresas, pela Universidade Técnica de Angola (UTANGA).
Venceu, em Março último, a categoria de Melhor Romance da II edição do Prémio Internacional literário WBR da América Latina, com obra esta mesma obra.
Em 2023, foi designado embaixador da literatura em cinco países africanos, pela revista brasileira Word-Book Revier. “Lesoto”, “Madagáscar”, “Malawi”, “Serra Leoa”e “Uganda”, através de um financiamento solidário.
Ainda em 2023, foi distinguido, no Rio de Janeiro (Brasil) com o prémio “Referência Literária”, numa iniciativa da editora brasileira Publiart.
É o único representante angolano reconhecido na segunda edição do evento, considerando o segundo maior galardão na história do mundo literário brasileiro, depois do “Prémio Jabuti”.
Em 2022, arrebatou a categoria de Melhor Romance da IV edição do Grande Concurso Literário da América Latina, com a obra intitulada “O imigrante da Web e suas tolices”.
Consta dos três angolanos que figuram entre os 50 mais destacados da cultura no continente africano, conforme a revista francesa “Le Point”.
O autor conta com quatro obras literárias, nomeadamente “O Prisioneiro do Amor”, com 255, “O Vendedor de Pães As Mos”, com 145 páginas, e “O Imigrante da Web e Suas Tolices”, com 63 e “Reclusos”, com 153 páginas.