Ensa ilumina há 46 anos os destinos de Angola

Há 46 anos a acompanhar o desenvolvimento de Angola, a ENSA trabalha diariamente para satisfazer um leque vasto e variado de clientes em muitos pontos do país. Trata-se de uma das principais empresas angolanas e uma das mais conhecidas e acarinhadas pelo consumidor.

Texto Edicenter Lab 

FOTO: Carlos Aguiar

Pioneira e líder no crescente ecossistema segurador angolano, a ENSA é a referência no sector pelo seu conhecimento profundo das necessidades do mercado, num percurso de várias décadas que se confunde com a história do país.

A jornada da ENSA faz parte da história da República de Angola: foi fundada em 1978 num esforço do Estado para unificar e reorganizar as actividades, património e responsabilidades de todas as seguradoras que operavam na fase pré-independência.

Com este contexto, a ENSA tomou desde logo uma posição estrutural na economia, gerindo os riscos de pessoas, famílias, empresas e do próprio Estado, transversalmente, durante um largo período de tempo. Representou-se, durante anos, como o único garante da oferta de seguros para a cobertura de riscos relevantes, inclusive num tempo conturbado do percurso de Angola.

Fundação e evolução

Durante os primeiros anos, a ENSA focou-se na gestão de riscos e na oferta de seguros essenciais para o desenvolvimento económico do país. Destaca-se a cobertura de riscos relevantes durante o período de conflitos armados, designadamente no domínio da petroquímica e da aeronáutica, muitas vezes desacompanhada de qualquer parceiro comercial nacional ou internacional. 

A ENSA estabeleceu, desde o primeiro dia, uma forte conexão com a comunidade e esta com ela. Desempenhou um papel social proeminente, através da contribuição, de forma frequente, para o lançamento e dinamização de iniciativas sociais, tais como habitações e espaços comerciais, quando eram de difícil ou impossível acesso, com o recurso ao seu património imobiliário, bem como no domínio das artes, apoiando gerações de artistas em iniciativas que perduram há décadas.

A ENSA representa, assim, mais do que uma instituição do sector segurador: é um marco na história nacional, quer pelo seu trabalho enquanto motor da dinamização económica e social do país, quer na sustentação da reconstrução e desenvolvimento de uma nação. 

Líder no mercado nacional

Líder do sector dos seguros nacionais, com a maior quota de mercado em 2023, de 27%, fruto da sua experiência comprovada e de uma panóplia diversificada de produtos, a ENSA conduz há anos um legado de trabalho, força, capacidade, resiliência e inovação. 

As adversidades sempre foram muitas, mas tudo foi superado de forma positiva, agregando-se um forte realismo à especialização, qualidade de serviço e capacidade de resposta às necessidades dos clientes. O agregado do conhecimento da ENSA sobre seguros e fundos de pensões não tem paralelo no mercado angolano.

Suportada pela confiança dos clientes, pela solidez financeira e pela notoriedade pública, em 2023 a ENSA contava com perto de 50.000 clientes, de acordo com o seu Relatório e Contas de 2023, mais de 67.000 apólices activas e mais de 100% de margem de solvência.

A sua robustez traduz-se num resultado líquido, em 2022, de 5,3 mil milhões de Akz e com uma taxa de 83% de reconhecimento espontâneo. Única instituição nacional do sector entre as maiores seguradoras de África em 2022, na 46.ª posição no ranking das 100 maiores seguradoras do continente, foi a primeira empresa pública angolana a ter notação internacional, assinalada pela Standard & Poor’s, o que patenteia o prestígio da insígnia.

DESTINOS DE ANGOLAENSAILUMINA HÁ 46 ANOS