Empresas aeroportuárias internacionais visitam novo aeroporto

Notícias de Angola – O Aeroporto Internacional Dr António Agostinho Neto (AIAAN) recebeu recentemente uma visita técnica de empresas internacionais que adquiriram o caderno de encargos para a sua concessão.

Trata-se de quatro empresas internacionais de reconhecida capacidade técnica e financeira e especialistas na gestão de infra-estruturas aeroportuárias que adquiriram o caderno de encargos do concurso público para a concessão da gestão do AIAAN – Aeroporto Internacional António Agostinho Neto.

Segundo um comunicado de imprensa a que o Notícias de Angola teve acesso, as empresas, de origem europeia e americana, realizaram visitas técnicas ao novo aeroporto para conhecerem in loco as capacidades e as potencialidades de todas as infra-estruturas disponíveis e prontas a funcionar.

Para tal, o informe realça que nos últimos dias foi conhecido o interesse de mais um operador internacional, um consórcio formado por empresas chinesas.

Lançado no passado dia 17 de Novembro de 2023, o Concurso Público para a Concessão do Direito de Exploração, Gestão e Manutenção do AIAAN prevê a sua concessão pelo prazo de 25 anos, com possibilidade de extensão por mais 15.

O AIAAN possui uma infra-estrutura aeroportuária moderna e tecnológica distribuída em aproximadamente 30 km². Possui ainda duas pistas de aterragem com a capacidade de receber aeronaves de médio e grande porte como o B747-800 e o A380. 

O novo aeroporto internacional, tem capacidade para receber até 15 milhões de passageiros por ano e para processar, em igual período, 130 mil toneladas de mercadorias, concebido para se assumir como um dos maiores e mais relevantes hubs aeroportuários e logísticos do continente africano.

O complexo de cargas oferece instalações seguras e eficientes para o manuseio de diversos tipos de mercadorias, incluindo refrigeradas, perigosas, valiosas e animais vivos, distribuídas em áreas específicas para importação, exportação e carga doméstica.

Actualmente já são realizados de e para o AIAAN voos de carga, estando previsto o seu pleno funcionamento para o final de 2024, com os voos domésticos e os internacionais a partirem e a chegarem de e ao novo Aeroporto Internacional António Agostinho Neto.

Aeroporto InternacionalDr António Agostinho Netonovo aeroportopresas aeroportuárias internacionais