Quatro embarcações de grande porte foram apreendidas na orla marítima do Tômwa, província do Namibe, desde o início, em Setembro, da campanha de fiscalização contra a pesca ilegal.
A região tem registado várias embarcações angolanas e estrangeiras, realizando pescas ilegal, capturando todo o cardume que ainda se encontra em crescimento.
Em função disso, foi lançada uma operação reforçada que envolve fiscais do sector das Pescas, técnicos da administração municipal e efectivo da Policia de Guarda Fronteira no município do Tômbwa.
O administrador municipal do Tômbwa, Alexandre Nyuka, disse à Angop que a operação vai continuar de forma cerrada a fim de acabar com o fenómeno, bem como a pesca de banda larga, feita principalmente por adolescentes e jovens meios de segurança, colocando em risco a vida.
Alexandre Nyuka afirmou ainda que a administração tem trabalhado com as várias unidades fabris do sector das Pescas, com vista a melhorar o seu nível de produção e comercialização, criando deste modo condições de trabalho para os empregados.
“ O nosso grande objectivo é apostar no aumento das capturas e tornar o Tômbwa como um dos maiores produtores de pescado a nível do País e para isso é necessário que as nossas empresas pesqueiras estejam devidamente legalizadas e com meios suficientes para que possamos atingir tal meta”, salientou.
O município do Tômbwa, a maior região pesqueira do Namibe, conta com 12 empresas do sector das pescas e prevê um crescimento nos próximos anos.
NA/ANGOP