A embaixadora da Namíbia em Angola, Cláudia Grace Uushona, sublinhou, nesta terça-feira, em Luanda, a importância dos acordos existentes entre os dois países nos diferentes sectores.
Cláudia Grace Uushona, que falava à imprensa à saída de um encontro com o Presidente da República, João Lourenço, realçou os acordos e memorandos ligados à saúde, agricultura, às pescas, energia, águas, ensino superior, bem como defesa e segurança.
Em fim de missão em Angola, a diplomata referiu-se aos laços históricos de amizade entre angolanos e namibianos e agradeceu o apoio das autoridades angolanas, ao longo do seu mandato de oito anos.
Angola e da Namíbia mantêm relações oficiais desde 18 de Setembro de 1990, data da assinatura do Acordo Geral de Cooperação e da Criação da Comissão Mista.
Os dois países cooperam nos domínios da defesa, da indústria, do comércio, energia, pescas, obras públicas, transportes aéreos e rodoviários, turismo, entre outros.
A concertação política e diplomática a nível de organizações internacionais e regionais ganhou expressão quando os governos de Angola e da Namíbia assinaram o memorando sobre consultas diplomáticas, em 2009.
Em Outubro de 2005, os dois países, que partilham mais de 460 quilómetros de fronteira, entre terrestre e fluvial, rubricaram o acordo de isenção de vistos em passaportes diplomáticos, de serviço e ordinários.
NA/ANGOP