Embaixador da RDC exalta relações com Angola

O embaixador da República Democrática do Congo, Gustave Beya Siku, considerou nesta sexta-feira (8), em Luanda, bastante profícuas as relações de cooperação entre o governo do seu país e de Angola.

O diplomata congolês democrático falava à imprensa no final de uma audiência com o Chefe de Estado angolano, João Lourenço, a quem apresentou cumprimentos de despedida, no término da sua missão diplomática de dois anos e meio na República de Angola.

Numa referência ao bom relacionamento entre os dois Presidentes, informou que ambos (João Lourenço e Joseph Kabila) têm mantido concertações contínuas nos assuntos ligados à região austral e central de África e à cooperação bilateral.

“Não existe nenhum clima de desentendimento ou fricção entre Angola e RDC”, aferiu o embaixador, reforçando que os dois Chefes de Estado trabalham na vontade mútua, de formas a fortalecerem, cada vez mais, as relações de cooperação.

Quanto a realização de eleições, aprazadas para Dezembro deste ano na República Democrática do Congo, disse que as mesmas serão realizadas em conformidade com o memorando de entendimento entre as partes políticas  congolesas e demais individualidades da comunidade internacional.

No concernente às trocas comerciais com Angola, Gustave Siku valorizou a entrada em funcionamento do caminho-de-ferro de Benguela (corredor do Lobito) que vai beneficiar bastante a RDC.

Recentemente, 50 carruagens de comboio transportaram mineiros da RDC para o Porto do Lobito, com vista a exportação para o exterior via marítima.

Angola e RDC partilham 2.511 quilómetros de fronteira terrestre e marítima.

 

embaixador da RDCexalta relações com Angola