Docente universitário considera “embrionário” sistema académico de ciências em Angola

“Nós temos tido muitas dificuldades em transmitir informações aos nossos estudantes por causa da escassez de literatura e isto motivou-me bastante”, regozijou-se David, quando lançava, a 29 de Agosto último, em Luanda, um livro intitulado “Introdução à bioquímica”, no auditório do Instituto Superior Internacional de Angola (ISIA).

Com o lançamento desta obra, a terceira do autor, este último disse ter alcançado os seus objetivos.

A mesma trata de processos bioquímicos, desde o nível celular até ao molecular, do estudo de sistemas aquosos, de proteínas, da expressão da informação genética, dos lípidos e glícidos, servindo assim de base de conversão de alimentos em energia utilizável, ácidos nucleicos, com maior realce para o DNA, defendeu.

Fotos: Anselmo Gaspar

Editado pela BC LIVTEC, o livro, de 161 páginas, é, segundo o autor, um suporte da informação genética, dos processos metabólicos, entre outros fenómenos. 

João David fez saber que o mesmo servirá de base a muitas outras ciências, como a fisiologia, a farmacologia, a patologia e a microbiologia.

O lançamento desta obra científica ocorreu na presença de estudantes pertencentes ao Departamente de Saúde e de distintos convidados.

Presente na cerimónia, António Ribeiro, estudante do 3.º ano do curso superior de enfermagem, apelou aos professores para olharem a obra do professor David como “um desafio para todos os docentes deixarem um legado”.

João Simba David é Doutorado-Ph. D em Ciências Agrárias pela Academia de Ciências Agrárias de Moscovo (Rússia).

Ele é docente universitário nas Faculdades de Engenharia da Universidade Agostinho Neto (UAN), da Universidade De Belas (Uni-belas) e na Faculdade de Ciências da Saúde do Instituto Superior Politécnico Internacional de Angola (ISIA).

Actualmente, o professor é um investigador auxiliar no Instituto de Investigação Agronómica (IIA), em Angola.

AngolaDocente universitárioembrionárioJoão Simba Davidsistema académico