Por: Ivanine Silva
Os crimes violentos, que têm “assombrado” milhares de pessoas em todo país, particularmente em Luanda, registaram durante os meses de Abril e Maio, uma queda significativa nos seus números.
Durante os meses em que vigorou o Estado de Emergência no país, por conta da pandemia de covid-19, saltou a vista, a redução nos números destes crimes em relação aos primeiros três meses deste ano.
O balanço dos 60 dias de Estado de Emergência, feito pelo Ministério do Interior, descritos pelo Subcomissário, Waldemar José, durante a conferência de imprensa da comissão interministerial de combate e prevenção à covid-19 dão conta da queda desses números.
Enquanto vigorou o Estado de Emergência, foram cometidos menos 83 homicídios, menos 42 tentativas de homicídios ou homicídios frustrados, menos 146 violações sexuais e menos mil e 144 ofensas corporais ou agressões.
Além destes crimes, assistiu-se também a uma redução nos crimes de roubos e furtos, durante este período. Por sua vez, foram desmantelados nove grupos de marginais considerados altamente perigosos.
O Estado de Emergência no país, teve a duração de dois meses, tendo sido decretado e prorrogado por três meses, com vista a prevenção de um possível contágio em massa da covid-19 no país.