Notícias de Angola – Mais de Cem crianças dos lares de acolhimento Dom Bosco, Estevadas e Pequena Semente, em Luanda, participaram de uma sessão solidária do espetáculo do “Panda e os Caricas no mar” no Centro de Conferência de Belas (CCB).
Por Amilton Victor
O evento de iniciativa da empresa distribuidora de televisão Zap enquadra-se no seu projecto de responsabilidade social, denominado “Vidas Zap”, aconteceu no último fim-de-semana (dias 8 e 9)
De acordo com Vanessa Berenguel, diretora de Marketing da Zap, a medida visou retirar as crianças da sua zona de conforto, levando-as a uma experiência incomum e ao conhecimento do universo aquático de maneira lúdica e descontraída.
Para o educador social da casa Dom Bosco, Sílvio Pereira, este tipo de actividades ajudam no processo de reintegração e reinserção das crianças na sociedade.
Conforme o responsável, o lar controla, actualmente, mais de trezentas e cinquenta crianças, com idades que variam dos oito aos 17 anos, porém, o grande desafio tem sido a sua integração no seio familiar.
Por sua vez, a representante do lar Pequena Semente, Brígida Suquissa, considera o gesto como um momento de grande descontração, onde os mais pequenos saem a ganhar.
Fez saber que a instituição a que faz parte passa por dificuldades, como a falta de alimento, vestuário e materiais escolares, e solicita o apoio da sociedade para a melhoria das condições de habitabilidade das crianças, cujas idades variam entre 5 aos 14 anos.