Notícias de Angola – Sessenta crianças dos centros de acolhimento Dom Bosco, Vivência Feliz e Lar Nazaré celebraram hoje, o Dia do Herói Nacional, António Agostinho Neto.
Por: Notícias de Angola
No quadro da tolerância de ponto, em alusão a data do Primeiro Presidente de Angola, várias actividades e iniciativas do Projecto Vidas Zap alegrou os pequenos dos centros de acolhimento, em Luanda.
Em declarações ao Notícias de Angola, o representante da organização Muriel Domingos, explicou que a ideia do projecto tem como missão fazer com que as novas gerações mantenham viva a memória do herói da nação, bem como o incentivo à leitura e às demais artes.
Por seu turno, o professor de artes do Lar Vivência Feliz, Thomas Furriel, realçou a importância das artes no dia-a-dia da criança. Conforme o mesmo, o envolvimento das crianças no seio artístico é uma forma de os afastar da criminalidade e das ruas.
O académico apelou para que mais empresas possam realizar doações, não só em épocas festivas, mas em todos os momentos, por que quem ajuda será ajudado.
O projecto Vidas Zap é uma iniciativa de responsabilidade social da empresa Zap que tem como objectivo abraçar causas sociais e beneficentes.
Quarenta e cinco anos após a sua morte, Agostinho Neto continua a ser lembrado como o Fundador da Nação angolana e Herói Nacional.
Para muitos, como é o caso da viúva, Maria Eugénia Neto, Agostinho Neto também foi um “Herói da Humanidade”.
Natural de Kaxicane, Icolo e Bengo, António Agostinho Neto nasceu a 17 de Setembro de 1922, em Kaxicane, e faleceu a 10 de Setembro de 1979.
Proclamou a Independência Nacional do então jugo colonial português, a 11 de Novembro de 1975.
Foi o primeiro Presidente da República de Angola.