Covid-19: Número de casos confirmados já ultrapassa Um milhão

Por: Ivanine Silva

O novo coronavirus (covid-19), da família de vírus SARS, cientificamente denominado por SARS-Cov-2, elevado a pandemia pela OMS, em meados de Fevereiro, ultrapassou esta semana, a marca de Um milhão de pessoas contaminadas e as 50 mil mortes pela doença, em todo o mundo.

De acordo com dados da Universidade de John Hopkins, dos Estados Unidos da América, especializada em estudos sobre doenças, estes números foram somados em mais de 200 países do mundo inteiro.

O mesmo estudo realizado e divulgado pela Universidade de John Hopkins, uma das mais activas em estudos relacionados à doença, estes dados podem não ser os reais, podendo haver mesmo muitos mais casos que os divulgados, já que existem países que não tentam esconder os dados verdadeiros, a não realização de testes em massa, é outro ponto avançar, bem como os casos assintomáticos.

No que diz respeito aos casos positivos da doença confirmados até a data, os Estados Unidos da América, é o país com mais casos, cerca 250 mil, seguido pela Itália, com mais de 110 mil, a Espanha com mais de 90 mil casos, a Alemanha com mais de 84 mil casos e a China fecha o “top 5” com mais 82 mil casos.

Quanto às mortes registadas, a Itália lidera o quadro com perto de 14 mil mortes, seguido pela Espanha com mais de 10 mil mortes, os Estados Unidos da América é o terceiro país com mais de quatro mil mortes, e China com perto de quatro mil mortes.

Angola, regista até ao momento, oito casos positivos de covid-19 e duas mortes confirmadas pela doença.