Conhecidos vencedores do Prémio Nacional de Jornalismo de 2025

Notícias de Angola – Já são conhecidos os vencedores do prémio Nacional de Jornalismo edição 2025 nas  categorias de Imprensa, Rádio, Televisão e Fotojornalismo, com o Jornal de Angola a vencer cinco prémios. Na imprensa privada, o jornalista João Marcos do Novo Jornal é único vencedor.

A Comissão de Adjudicação do Prémio Nacional de Jornalismo de Angola 2025 anunciou, nesta quarta-feira, 26 de Novembro, os vencedores da edição deste ano, nomeadamente, os três primeiros classificados das categorias de Imprensa, Rádio, Televisão e Fotojornalismo, num ano especial em que o País celebra o 50.º aniversário da sua Independência Nacional.

Assim, Pereira Santana, de 55 anos de idade, jornalista do Jornal de Angola/Edições Novembro, na província de Luanda é o vencedor na primeiro prémio, com a peça “Irmãos que moldam sonhos em couro no Huambo”, publicada no matutino da Edições Novembro a 14 de Junho de 2025.  A peça, do género reportagem obteve 95 pontos, em 100 possíveis.

O 2.º classificado da categoria de imprensa é o jornalista João Marcos, do Novo Jornal,na província de Benguela, com a peça, no género dossier, intitulada “Famílias camponesas no lado inglório do Corredor do Lobito”, foi publicada no Novo Jornal, no dia 21 de Fevereiro de 2025, tendo obtido 92 pontos.

Miguel Ângelo, jornalista do Jornal de Angola/Edições Novembro, da província de Luanda foi consagrado como sendo o terceiro classificado desta categoria, .

A sua peça, do género reportagem, intitulada “Sem sessão para Zorro, nem matinée de domingo”, foi publicada no Jornal de Angola, no dia 02 de Agosto de 2025, tendo obtido 91 pontos.

Na categoria de rádio, o grande vencedor é o jornalista Fowen Macanja, da Rádio Nacional de Angola/Estúdios Centrais, em Luanda.

“Criptomoedas na vida prática” foi a peça de reportagem, com que concorreu, depois de ter sido emitida na Rádio Nacional de Angola, no dia 21 de Março de 2025.  A peça obteve a classificação de  97 pontos, em 100 possíveis.

Os seus colega, Elizabeth Smith, com a entrevista, intitulada “Trajectória da história com Filipe Zau, político, nacionalista e académico”, foi publicada na Rádio Nacional de Angola, no dia 21 de Maio de 2025, obtendo 92 pontos e Daniel Marques com a reportagem sobre o “Impacto da vandalização de equipamentos eléctricos e consequências para o sector”, foi publicada na Rádio Nacional de Angola, no dia 24 de Outubro de 2024, com 91 pontos, foram os segundo e terceiro classificados.

Na Categoria de Televisão, Francisco Lundi, da Televisão Pública de Angola, da província de Cabinda, viu a sua peça intitulada “Paz: Elementos da Flec abandonam as matas de Cabinda”, publicada na TPA, no dia 18 de Maio de 2025, obtendo 92 pontos, em 100 possíveis, foi o primeiro classificado. O seu colega Júdice Samaándo, colocado na província do Bengo saiu-se em segundo lugar com o tema “Transtornos de neurodesenvolvimento”, publicada na TPA, no dia 01 de Abril de 2025, obtendo do júri 87 pontos.

A TV Zimbo também aparece na lista, com a jornalista Maria Pedro a ficar em terceiro lugar com a reportagem intitulada “Jarda – Os perigos da sensualidade”, publicada naquele canal de Talatona no dia 25 de Setembro de 2024, tendo obtido 85 pontos.

Na categoria de fotojornalismo, Dome Semedo, do Jornal de Angola/Edições Novembro, em Luanda, é o primeiro classificado com a fotografia singular sobre “Corredor do Lobito aposta de todos”, foi publicada no Jornal de Angola, no dia 17 de Abril de 2025, tendo obtido 86 pontos, em 100 possíveis.

Contreiras Pipa, também do Jornal de Angola/Edições Novembro, na província de Luanda, é o segundo classificado, também com a foto singular, intitulada “Dança Omufuenga – Grupo Étnico Vátua”, foi publicada no dia 22 de Outubro de 2024, tendo obtido 70 pontos.

A Agência Angola Press viu o fotojornalista Leonardo Castro, da província do Bié, a ser consagrado com a peça, no género foto singular, intitulada “Carnaval: Ex-militar aproveita manifestação cultural para mostrar talento com artesanato”, publicada no dia 02 de Março de 2025, tendo obtido 64 pontos.