Por: Ivanine Silva
Martins DG, filmmaker, produtor e Director executivo da produtora Follow M, é o mentor e responsável pela criação de vários videoclips de sucesso, que nos últimos tempos têm inundado a internet e os televisores de muitos angolanos espalhados um pouco por toda a parte do mundo.
Por trás de grandes sucessos, a Follow M, de Martins DG, é uma produtora cinematográfica angolana, que através da realização de videoclips tem marcado os trilhos para o sucesso de artistas nacionais, já consagrados e novos talentos rumo a eternização das suas músicas.
Recentemente o produtor viu o seu trabalho ser reconhecido, com a conquista do prémio Angola Video Awards (AVA) 2019, na categoria de melhor video de Afro-House.
Projectos a curto prazo
Com vários projectos em carteira que deverão ser apresentados ao público brevemente, a produtora Follow M, tem em vista o lançamento de um videoclip da artista Deusa do Kuduro, uma super produção, encarada por Martins DG como o maior desáfio da sua carreira.
Existem ainda outros quatro trabalhos, citados pelo productor como “bombas”, mas mantidos em “segredo” até a data dos seus lançamentos oficiais.
Martins DG avançou ainda que será lançado pela produtora no mês de Janeiro de 2020, um curta metragem produzido pela Follow M, marcando a entrada desta para o cinema, área em que pretende actuar com a produção de curtas e longas metragens em cinema digital.
Videoclips de Sucesso Produzidos por Martins DG
Desde o começo da sua carreira como productor de videoclips, há 14 anos, metade dos quais como profissional, Martins DG e sua jovem equipa já produziram vídeos para Paulo Flores, Bruno King, Dalilo Quina, Scró Q Cuia, Os Moikanos, The Twins, Mona Nicastro, Zoca-Zoca, entre outros nomes conhecidos do music hall angolano.
Entre as suas últimas produções de maior visibilidade e sucesso, encontram-se: “Oi Mana”, de Scro Q Cuia e Os Moikanos e “Mariana Yo”, do embaixador do Semba, Paulo Flores.
Sua Visão Sobre o Mercado
Segundo Martins DG, o mercado de vídeo no país tem evoluído muito, prova disso é que cerca de 40 por cento dos productores nacionais já são profissionais, o mercado tem recebido bem os nossos trabalhos e os canais internaionais de música têm transmitido os videoclipes produzidos em Angola e por productores angolanos.
“Até o Trace Toca
tem reconhecido os nossos trabalhos, isto é um sinal que alguma coisa está a melhorar”, declarou Martins.
Por outro lado, aponta que as produtoras musicais não acreditam muito na qualidade do trabalho feito pelos productores de vídeo angolanos e preferem gravar os videoclips além fronteiras, quando no país existem pessoas com capacidade para fazer estes trabalhos.
Custos de Produção
De acordo com o productor, gravar um videoclip em Angola acaba por ficar mais barato em comparação por exemplo a gravar um videoclip em Moçambique, para o mesmo, existe uma desconfiança dos artistas no trabalho que pode ser feito cá.
“Os videoclips aqui podem custar 400 mil ou 500 mil Kwanzas e podem ser gravados em um dia, enquanto que em Moçambique pode gastar-se entre os 800 e os 900 dólares, contando com todas as despesas”, revelou.
Por fim, Martins apela que os artistas angolanos acreditem mais no trabalho dos produtores nacionais, uma vez que em Angola também faz-se um trabalho de qualidade e que é necessária uma aposta forte no sector para que se melhore a qualidade dos trabalhos feitos no país.
Com um vasto currículo em que constam variados sucessos de músicos como Paulo Flores, Scró Q Cuia e Mona Nicastro, Martis DG conta com mais de 50 produções já realizadas, nos seus mais de 10 anos de carreira.