Notícias de Angola – Dez biofiltros foram instalados quarta-feira (17), na comunidade de Lifune Ana Passo, comuna de Kicabo, província do Bengo, no âmbito do projecto “Minha Água, Minha Vida”.
De acordo com uma nota chegada hoje ao NA, a iniciativa é da Coca-Cola Angola, em colaboração com a Refriango e a Comissão Nacional de Angola para a UNESCO (CNU – Angola), numa parceria com a Química Verde Lab (QVL).
O projecto permitiu a instalação de filtros num centro médico rural, numa escola comunitária e em casas de família. Além da instalação, será ministrada a formação em higiene básica e saneamento para garantir a utilização e gestão eficazes dos meios.
A directora de Marketing da Coca-Cola Angola, Paula Lima Matoso, referiu que o projecto de carácter hídrico vai beneficiar tanto o ambiente como as pessoas e adapta-se às necessidades locais específicas.
Para a administradora de Marketing da Refriango, Tânia Jardim, o sentimento é de orgulho por contribuir para melhorar o acesso à água potável nas comunidades.
Já o chefe de Projecto da QVL, destacou a importância do projecto, observando o facto de várias famílias, nas comunidades rurais da província do Bengo, sofrerem de doenças diarreicas, principalmente devido à falta de água potável e, por vezes, más práticas de higiene a nível doméstico.
A comuna do Kicabo dista a 30 quilómetros de Caxito. Tem uma população estimada em 19 mil 150 habitantes. Deste número dois mil pertencem à comunidade do Lifune Ana Passo.