Circuito Internacional de teatro homenageia pesquisadora Agnela Barros

A  IV edição do Circuito Internacional de Teatro (CIT), a decorrer de 29 de Junho a 16 de Setembro, em Luanda, na ex. Liga Africana, vai homenagear este ano, a pesquisadora do teatro africano, Agnela Barros pela entrega e dedicação ao teatro angolano.

Sob o lemaProjectar África com Teatro” , o circuito vai contar com a participação de 46 grupos de países como Moçambique, Brasil, Portugal, Guine Bissau, São Tomé e Príncipe e Angola.

Segundo o Porta -Voz do Circuito Internacional de Teatro (CIT), Adérito Rodrigues, para além da exibição de peças teatral, o Circuito vai apresentar a primeira revista do CIT de emissão anual, bem assinatura de um protocolo com a Comissão Nacional para Unesco de Angola.

Ainda neste sentido, o responsável avançou que o evento servirá para a inclusão de novos artistas, a defesa e abordagem no resgate dos valores culturais, desde os hábitos, costumes, símbolos, como também o incentivo ao Turismo cultural.

A confraternização entre os grupos, é vista por Adérito Rodrigues como possibilidade para a internacionalização do teatro angolano e o intercâmbio cultural entre os países que fazem parte da CPLP.

De Angola, vão participar os grupos das províncias de Luanda, K.Sul, Malange, Huambo, Benguela.

O CIT é uma iniciativa que visa incentivar o intercâmbio entre os grupos e as companhias de teatro de Angola e do mundo, bem como a valorização, promoção e divulgação do processo de criação das artes cénicas.

A primeira, segunda e terceira edições do CIT decorreram nos anos de 2016, 2017 e 2018 tendo sido homenageados o antigo gestor do Teatro Avenida, Diogo Colombo, o dramaturgo Mena Abrantes e o director provincial da Acção Social, Cultura e Desporto, Manuel Sebastião, respectivamente.  

Agnela BarrosCircuito Internacional de teatrohomenageia pesquisadora